Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de dezembro de 2015

Estação da Luz deve reabrir nesta quarta após incêndio em museu

Informação é de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Imagens mostram trabalho de bombeiros para combater fogo em SP.

 

Uma semana após o incêndio que destruiu parte do Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Luz da CPTM deve ser reaberta nesta quarta-feira (30). A estimativa é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

Nesta segunda-feira (28), técnicos do IPT devem voltar ao local dos escombros para reavaliar a estrutura do prédio que pegou fogo. As causas das chamas ainda são desconhecidas, mas uma das hipóteses é a de que tenha ocorrido um curto circuito após troca de uma luminária. O bombeiro civil Ronaldo Pereira morreu no incêndio.

 

“Eu estou estimando que mais uns dois dias, acredito, pelas condições que eu encontrei”, disse no domingo (27) o José Teóphilo Leme de Moraes, engenheiro do IPT, sobre a previsão de quando a estação da Luz da CPTM deverá ser reaberta.

 

Apesar de a Estação da Luz seguir interditada, a de Metrô que leva o mesmo nome está funcionado. Só não circulam pelo trecho afetado trens da CPTM e de carga.

Moraes e demais técnicos do IPT localizaram novos pontos de fragilidade na estrutura da estação. Por isso, sugeriram mais obras de reforço. “Esse fortalecimento, a grosso modo, é amarrar um cabo de aço numa parte construtiva do lado de cá e no correspondente do lado de lá, para que eles sejam solidários e um ajude ao outro”, afirmou o engenheiro.

Além do IPT, membros da CPTM e da Defesa Civil acompanharam os trabalhos de vistoria no domingo.

Obras emergenciais

O governo de São Paulo iniciou na quarta-feira (23) obras emergenciais para dar estabilidade às ruínas e permitir a desinterdição da Estação da Luz da CPTM. Técnicos do IPT avaliam o impacto do incêndio e as obras necessárias.

 

Apesar da destruição do edifício, será possível recuperar o acervo virtual guardado em cópia de segurança.

 

O prédio onde fica o museu foi inaugurado em 1901. Já o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006 e abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

O Museu da Língua Portuguesa foi desenvolvido e implantado pela Fundação Roberto Marinho por meio de um convenio com o governo do estado de São Paulo. O museu é dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa.

 

Imagens dos bombeiros

 

Imagens feitas por bombeiros mostraram como as equipes combateram as chamas no museu. Com uma câmera instalada no capacete, um bombeiro registrou o momento em que ele e seus companheiros estão dentro do caminhão da corporação a caminho do museu.

Assim que chegam à Estação da Luz, o grupo recebe as primeiras instruções do comando, de que o piso do prédio é de madeira. Eles entram no local com a ajuda de lanternas por causa da escuridão. Sobem escadas e chegam a uma das salas da exposição, que está destruída.

 

Mangueiras com água começam a ser usadas para combater as chamas. Pilhas de livros são derrubas para evitar novos focos de incêndio. É possível ver estruturas metálicas retorcidas devido ao calor.

Os bombeiros identificam risco de desabamento. Outros tentam chegar ao piso superior, mas não há mangueira suficiente.

 

G1