Depois da publicação da reportagem “Governo SP determina fim dos projetos de monotrilhos”, no jornal Valor Econômico, a Secretaria dos Transportes emitiu comunicado afirmando que as obras do monotrilho da Linha 2-Verde, que já estão em andamento, não vão parar.
O monotrilho conhecido como Expresso Tiradentes terá 23,8 km de extensão e ligará a Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O percurso, atualmente feito em duas horas, poderá ser realizado em 50 minutos, beneficiando cerca de 500 mil usuários por dia útil.
Em nota oficial, a secretaria afirma ainda que a Linha 17-Ouro Jabaquara-Morumbi, também em monotrilho, continua nos planos do governo e aguarda decisão da Justiça para dar prosseguimento no processo licitatório.
No dia 03 de dezembro de 2010, a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 3ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a um pedido da Associação Sociedade dos Amigos de Vila Inah, que reclamam da alteração da paisagem dos bairros por onde passará a monotrilho, além da desvalorização financeira e urbanística dos imóveis. Para obter a liminar, os advogados da associação de moradores alegaram que o projeto não respeita a lei federal de licitações ao não incluir no processo a licença ambiental da obra nem o projeto básico da construção, conforme prevê o artigo 7.º da Lei n.º 8.666. A partir de então, a licitação segue suspensa.
Veja abaixo a nota oficial enviada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo:
Em relação à matéria 'Governo muda prazos e linhas no metrô', publicada no Valor em 08/02, página A8, a Secretaria de Transportes Metropolitanos retifica que o governo Alckmin nunca determinou o fim do projeto dos monotrilhos. No momento, desenvolve a construção do monotrilho da Linha 2 - Verde que vai ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, com 22 km de extensão. A Linha 17-Ouro, Jabaquara-Morumbi, também em monotrilho, aguarda decisão da Justiça para dar prosseguimento ao processo licitatório.
A Linha 16-Prata, Lapa - Cachoeirinha, também permanece no projeto de futuras linhas do Metrô. O Secretário Jurandir Fernandes também nunca declarou que não dará continuidade aos projetos de monotrilho. Também não procede a afirmação de que, das quadro linhas previstas na gestão Serra, só uma deverá ficar pronta no prazo. O secretário declarou que é factível, na atual gestão, a conclusão da Linha 4 - Amarela, da Vila Sônia até a Luz. A Linha 5 - Lilás, do Largo Treze até Chácara Klabin, com mais 11,4km e 11 estações, já possui contratos assinados para execução das obras, que no momento estão suspensos pelo Metrô até decisão maior da Justiça.
Secretaria de Transportes Metropolitanos.
Foto: .Skyscrapercity
Fonte: Revista Ferroviária
Meu Facebook www.facebook.com/ricardoguimaraes.cpm
Bem-vindos ao Diário da CPTM
Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para tudo sobre o transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra as últimas notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança, eficiência e tranquilidade.