Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de fevereiro de 2011

Ciclovia da Marginal Pinheiros (CPTM)

 
  O local definido para a implantação da ciclovia foi escolhido por existir uma área disponível entre a via da CPTM e o rio Pinheiros, ao longo da Linha 9-Esmeralda. 
  Para que o trecho pudesse receber os ciclistas com segurança, foi feita a recuperação da pista, vedação de 12 quilômetros de faixa ferroviária em gradil, e de proteção de 14 quilômetros junto à margem do rio, além da implantação de comunicação visual nesse primeiro trecho entregue à população.


 Para facilitar a chegada dos usuários à faixa destinada às bicicletas, a CPTM construiu um desvio próximo à Usina da Traição, com adaptação da passarela, escadaria e portaria de acesso à ciclovia.



Com 14km em sua primeira fase, a Ciclovia Rio Pinheiros é uma alternativa para o deslocamento diário, além de opção de lazer, proporcionando uma vida mais saudável.
Existem três acessos para a ciclovia:
  • Na Av. Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo
  • Na estação Jurubatuba
  • Pela passarela da EMAE, que já existia, junto à estação Vila Olímpia
 Próximo à estação Santo Amaro, há um ponto de apoio com sanitários, local para descanso e bebedouro.
Nos acessos pela Av. Miguel Yunes, pela passarela da EMAE e no ponto de apoio, há oficina para conserto de bicicleta.
Veículos autorizados em serviço podem trafegar na pista ao lado do Rio Pinheiros com velocidade limitada e procedimentos de cautela. Nessas situações, o ciclista deve utilizar apenas a pista ao lado das vias do trem da CPTM.

 O ciclista também deve estar atento para evitar a aproximação e o contato com animais silvestres, como por exemplo, capivaras, frequentes no local. Seguranças da CPTM fazem a vigilância da ciclovia com bicicletas e viaturas
 Para mais informações, leia o regulamento.e entre no Site:CPTM
Para sugestões e caso presencie algo em desacordo com o regulamento, utilize nossos canais de atendimento:
  Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121
  SMS Denúncia: 7150 4949