Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada.
A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas
s novos trens disõem de dispositivos de comunicação de emergência como o operador/maquinista e com o sistema de `data bus ´ `que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.
Conheça a Fabricante dos trens : A fabricante de trens espanhola Construções e Auxiliar de Ferrovias (CAF) inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, já com uma lista de pedidos de 101 trens.
A fábrica, construída no município de Hortolândia, em São Paulo, pediu um investimento de R$ 200 milhões provenientes de recursos próprios da CAF, que opera no Brasil há 14 anos na área de manutenção de trens.
A fábrica, construída no município de Hortolândia, em São Paulo, pediu um investimento de R$ 200 milhões provenientes de recursos próprios da CAF, que opera no Brasil há 14 anos na área de manutenção de trens.
"A inauguração dessa moderna fábrica é a forma mais concreta que a CAF Espanha e a CAF Brasil encontraram para manifestar sua confiança no desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil", disse Scoleto.
A unidade, fabricará inicialmente 48 trens com oito vagões para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Outros 36 trens (provável série 8000) serão produzidos por meio de um convênio público-privada assinada com o governo de São Paulo por um valor de R$ 1,8 bilhão.
A fábrica tem capacidade para produzir 500 vagões por ano.
A CAF tem oito centros de produção principais na Espanha e quatro de manutenção (Bilbao, Vigo, Barcelona e Sevilha), assim como unidades de montagem ou manutenção em São Paulo, Sacramento (EUA), Cidade do México, Buenos Aires, Lisboa e Londres.
A chegada da CAF, em Hortolândia, colabora para a expansão do setor ferroviário na cidade que perdeu a força, no início da década de 90, com a decadência da Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário), locomotiva do setor no Brasil.
Em 1993, a Cobrasma ainda conseguiu levantar a concordata, mas caiu de novo nos anos seguintes e resolveu encerrar as atividades. Hoje, o antigo prédio da Cobrasma abriga empresas como a Bombardier e Amsted Maxxion, que atendem ao mercado ferroviário
Com a chegada dessas e outras empresas do setor ferroviário na cidade, Hortolândia volta a ser referência nacional por comportar grandes produtoras de equipamentos para ferrovia.
Os novos trens Série 7000 já estão sendo entregues em Linhas definidas pela CPTM.
Texto: Ricardo
Fonte: Veja
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