CPTM
Em 2010 a CPTM está transportando 2,2 milhões de passageiros/dia, 37% mais do que no início de 2007.Algumas linhas, como a L9 - Esmeralda e a L12 - Safira, tiveram, entre 2007 e 2010, intervalos reduzidos, passando de 7 para 5 minutos e de 11 para 6 minutos, respectivamente.
INDICADORES*
Passageiros transportados/Dia Útil passaram de 1.633 mil, em 2007, para 2.232 mil, em 2010
O intervalo médio passou de 9 minutos, em 2007, para 6 minutos, em 2010
*Dados novembro/2010
Trens
Entre 2007-2010 foram entregues 35 trens na CPTM [6 na Linha 7 - Rubi; 20 na Linha 9 - Esmeralda; 2 na Linha 11 - Coral e 7 na Linha 12 - Safira]. Além desses, mais 70 trens já foram comprados e serão entregues até meados de 2012.
Parte desses 70 trens deveria ter sido entregue ainda este ano. O atraso é de responsabilidade da fabricante CAF, que está sendo devidamente punida, de acordo com as regras contratuais.
Estações
Na CPTM, além de seis novas estações implantadas [Autódromo, Primavera-Interlagos, Grajaú, Jd. Helena-Vl. Mara, Jd. Romano e USP-Leste], outras 11 foram reconstruídas, ou seja, tiveram seus edifícios demolidos para dar espaço a novas construções, totalizando 17 estações novas entregues. Além destas, 17 estações existentes passaram por adaptação de acessibilidade universal.
Estão em obras outras oito estações [Franco da Rocha, Fancisco Morato e Vila Aurora, na Linha 7; Osasco e Barueri, na Linha 8; Ferraz de Vasconcelos e Suzano, na Linha 11; e São Miguel Paulista, na Linha 12] que serão entregues no decorrer de 2011.
Plano de Expansão
O Plano de Expansão desenvolvido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo atingiu 91% das metas estabelecidas para o quadriênio 2007-2010:
- Reforma de 34 trens para CPTM: 100% realizado
- Entrega de 107 novos trens para Metrô e CPTM: 76% realizado
- Entrega de 28 novas estações para Metrô e CPTM: 90% realizado
- Operação de 240 km de linhas com qualidade de metrô: 97% realizado
A construção de estruturas complexas, como linhas e estações metroviárias, trabalha com prazos estimados, que podem sofrer interferência de fatores externos e variar dentro de um intervalo de tempo entre um mês a menos e cinco meses a mais da data estipulada, chamada "tempo mais cedo". A adequação do cronograma não caracteriza o descumprimento de sua efetiva realização.
Bem-vindos ao Diário da CPTM
Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para tudo sobre o transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra as últimas notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança, eficiência e tranquilidade.