24 de maio de 2016

Ferroviários de SP aceitam proposta da CPTM e descartam greve

Reajuste de 10,44% foi aprovado pelos quatro sindicatos da categoria. 
Trabalhadores ameaçavam paralisar serviço a partir desta terça (24).


Os quatro sindicatos que representam os trabalhadores ferroviários aceitaram, na noite desta segunda-feira (23), a primeira proposta de reajuste feita por representantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A greve da categoria estava programada para esta terça (24). Com o acordo, não haverá paralisação.

Na manhã desta segunda-feira (23), durante a nova tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a empresa retirou da mesa a proposta feita no encontro anterior, de 10,44% em duas parcelas, e ofertou 7,5% sobre salários e benefícios, retroativos a março de 2016, sem equiparação de benefícios aos valores pagos aos metroviários.

Os valores não foram aceitos e encontro terminou sem acordo. Ao final do dia, porém, a Companhia voltou a oferecer a proposta inicial de 10,44%, que foi aprovada pela categoria nas assembleias realizadas nas sedes dos sindicatos.

Metrô

Também em negociação por reajuste salarial, os metroviários decidiram nesta segunda (23) aguardar a nova rodada de negociações com os representantes da empresa antes de anunciar greve.
Nesta tarde, representantes do Sindicato dos Metroviários e do Metrô se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para a primeira audiência de conciliação.

A categoria pleiteia 10,82% de reajuste mais 6,59% de aumento real. O Ministério Público do Trabalho sugere que reajuste salarial acompanhe o Índice de Preços ao Consumidor (IPC/Fipe), que está em torno de 10,3%. Já a proposta do Metrô é de 7,5% de reajuste.

Do G1 São Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).