A Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, passará por uma nova etapa das obras de ampliação e reforma, e isso vai alterar a rotina de quem utiliza o local diariamente. A partir de 11 de dezembro, a bilheteria posicionada em frente às catracas será desativada para abrir espaço aos trabalhos que estão em andamento.
Mesmo com o fechamento, quem precisar comprar bilhetes continuará tendo alternativas. As máquinas de autoatendimento seguem funcionando normalmente, assim como os pontos de venda credenciados. Também é possível adquirir o QR Code pelo aplicativo TOP, pelo WhatsApp 11 3888-2200 ou pela Carteira Google. Há ainda a lista completa de locais de venda disponível no site da TOP.
O desligamento da bilheteria faz parte de um conjunto maior de intervenções previstas para a estação. Em fevereiro de 2026, será a vez do Acesso Leste, na Rua São Joaquim, ser fechado temporariamente para ser ampliado — ele terá tamanho quatro vezes maior para atender o aumento de circulação após a integração com a futura Linha 6-Laranja, construída pela Linha Uni (Acciona). Durante esse período, o Acesso Oeste (Rua Vergueiro) ficará aberto, mas também deverá ser fechado mais adiante para a construção do poço de ventilação e de uma nova saída de emergência.
Quando concluídas, as obras vão transformar a Estação São Joaquim. Serão adicionados 3,23 mil m² de área útil, um novo mezanino sobre as plataformas, outro dedicado à conexão com a Linha 6-Laranja, readequação completa dos acessos, 12 escadas rolantes e 6 elevadores novos, além do alargamento das plataformas e da construção de um edifício técnico operacional. A modernização deve beneficiar diretamente mais de 200 mil passageiros que passam pela estação todos os dias.