Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de agosto de 2022

Linha 9-Esmeralda e Marginal Pinheiros serão interditadas parcialmente para obras da Linha 17-Ouro


 

Intervenções acontecem das 21h de sexta-feira (26) e durante todo o sábado (27). Os passageiros serão atendidos pelo sistema PAESE gratuitamente 


Para a continuidade das obras de implantação da Linha 17-Ouro pelo Metrô, a Linha 9-Esmeralda e a Marginal Pinheiros serão bloqueadas parcialmente neste fim de semana. Os trabalhos são para a colocação de uma viga curva em trecho sobre a via e a linha de trem com o uso de dois guindastes, um de 650 toneladas e outro de 500 toneladas.  

 

Na Linha 9-Esmeralda, os trens não vão circular no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini no sábado (27), sendo que os demais trechos funcionarão normalmente. Durante a interdição, ônibus do sistema PAESE estarão à disposição para que os passageiros possam continuar a viagem nos dois sentidos, gratuitamente. No domingo (28), a operação comercial terá início normalmente às 4h em toda a linha.  

 

Já na Marginal Pinheiros, a interdição começa às 21h da sexta-feira (26) e segue até às 5h do sábado (27) na pista expressa sentido Castelo Branco, entre a Rua Eng.º Mesquita Sampaio e a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), incluindo a transposição da pista local para a expressa, na altura da Avenida João Doria.  

 

A partir das 5h do sábado (27), o trecho de bloqueio será expandido, iniciando na Ponte Transamérica até as proximidades da Estação Berrini (Av. Nações Unidas, 12.995). A pista será liberada para o tráfego às 23h do sábado (27). Neste período, também vão ser fechadas as alças de descida das pontes Velha João Dias e Edson de Godoy Bueno, sentido pista expressa da Marginal Pinheiros.  

 

ALTERNATIVAS 

Linha 9-Esmeralda: Para percorrer o trecho bloqueado no sábado, os passageiros poderão usar os ônibus gratuitos do sistema PAESE, que vão atender as estações Santo Amaro, João Dias, Granja Julieta, Morumbi e Berrini ao longo do dia. 

 

Na estação Santo Amaro, o PAESE pode ser acessado pela avenida Padre José Maria, próximo à estação, que vai continuar aberta para o embarque sentido Grajaú ou acesso à Linha 5-Lilás. Já na Berrini o acesso aos ônibus é feito na avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação, que também estará aberta para embarque sentido Osasco.  

 

Das 21h de sexta-feira (26) até às 5h do sábado (27), os usuários da pista expressa da Marginal Pinheiros deverão acessar a pista local através da transposição da via expressa para a local, na altura da Rua Eng.º Mesquita Sampaio, retornando à pista expressa na transposição da pista local para a expressa, na altura da Rua Flórida. 

 

Das 5h às 23h do sábado (27), os usuários da pista expressa da Av. Marginal do Rio Pinheiros deverão utilizar a pista local, retornando à pista expressa na transposição da pista local para a expressa, na altura da Rua Flórida. 

 

Os usuários da Ponte Velha João Dias com destino à pista expressa da Marginal Pinheiros, deverão utilizar a alça da Ponte João Dias para acessar a pista local. 

 

Os usuários da Ponte Edson de Godoy Bueno com destino à pista expressa da Marginal Pinheiros, deverão utilizar o acesso para a pista local. 

 

Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão informar e auxiliar os motoristas, enquanto os passageiros da Linha 9-Esmeralda serão orientados pelos colaboradores da ViaMobilidade, concessionária que administra a linha.