ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de agosto de 2022

Estações Utinga e Prefeito Saladino terão novas alterações na circulação a partir deste domingo, 07/08


Trem da CPTM


Para dar continuidade às obras de melhorias, permanece a interdição da plataforma 2 da estação Prefeito Saladino, sentido Rio Grande da Serra; e será interditada a plataforma 1 da Estação Utinga, sentido Jundiaí

A partir deste domingo (07/08), a Linha 10-Turquesa da CPTM terá novas alterações na circulação de trens para avanço em mais uma etapa das obras de melhoria nas estações Utinga e Prefeito Saladino. Nesta nova etapa dos trabalhos, os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa sentido Rio Grande da Serra, não vão parar na plataforma 2 da Estação Prefeito Saladino. Já os trens que seguem em direção à Jundiaí, não vão parar na plataforma 1 da Estação Utinga.
 

Essa estratégia operacional será mantida até 30 de setembro. Desta forma, os passageiros que seguem sentido Rio Grande da Serra e desejam desembarcar na Estação Prefeito Saladino, devem seguir até a Estação Santo André e retornar.
 

Já para quem está seguindo sentido Jundiaí e quer desembarcar na Estação Utinga, precisa seguir até a Estação São Caetano e retornar.
 

As interdições das plataformas são necessárias para que as obras sejam feitas de forma segura para passageiros e profissionais. Entre as obras que serão feitas está a troca e substituição de bancos e comunicação visual; remoções e substituição de gradis; troca de pisos das plataformas e saguões das estações, instalações de pisos táteis; além de instalações elétricas e hidráulicas, como iluminação e telecomunicações.
 

As intervenções em Utinga contemplam ainda instalação de dois elevadores para travessia da passarela existente entre plataformas, construção de rampa no acesso da Av. Paz (acessibilidade) e reforma e adequação da rampa de interligação com o viaduto (acesso norte). A Estação Utinga possui 1.783,50m² de área construída. Após as reformas, a futura estação passará a ter 1.894,90m².
 

As obras da Estação Prefeito Saladino contemplam ampliação das coberturas das plataformas e da edificação operacional existente com sanitários, vestiários e copas para os funcionários. Na área de sistemas está prevista, a instalação de dois elevadores para travessia da passarela existente entre plataformas, instalação de bloqueios acessíveis, instalação do sistema completo de detecção, alarme e combate a incêndio e intervenções.