Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de fevereiro de 2021

​Estação da Luz terá novo túnel de transferência

Estação Luz / Diário da CPTM


 Obra será a nova opção de acesso para a Linha 4-Amarela facilitando a movimentação de passageiros, principalmente nos horários de pico
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou na edição de quinta-feira (11/02) do Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital para projeto executivo e obras para a construção de um túnel que ligará o saguão 2 da Estação Luz à Linha 4-Amarela de metrô. A estação atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, além das Linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô.

O prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões. O novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da Estação Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero. Esta obra irá desafogar a parte inferior da estação na ligação com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, principalmente nos horários de pico.

Na plataforma central está prevista a instalação de duas novas escadas rolantes onde hoje existem duas escadas fixas, e a construção de duas novas escadas fixas. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, será construído um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela. As atuais entradas, na mesma rua, serão fechadas já durante a obra.

“Além de ser uma das mais bonitas da cidade, a Estação Luz é também uma das mais importantes por interligar CPTM, Metrô e ViaQuatro. A construção do novo túnel irá garantir mais mobilidade, segurança e rapidez para os passageiros destes modais ferroviários”, afirma Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Na terça-feira (09/02) o Diário Oficial já havia publicado a concessão do licenciamento ambiental da obra, último passo legal para que o edital pudesse ser divulgado.