ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de janeiro de 2020

Central de Achados e Perdidos do Metrô fez a guarda de mais de 100 mil objetos em 2019


O balanço anual da Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) registrou em 2019 um novo recorde de objetos recolhidos no sistema. De janeiro a dezembro do ano passado, 103.210 itens foram cadastrados pelos funcionários das estações, um acréscimo de 13,12% em relação a 2018 quando foram computados 91.236 objetos catalogados. Desse total, 24.787 objetos (24,01%) foram devolvidos, média um pouco acima da anotada em 2018 (23,30%).

Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1, 2, 3 e 15, operadas pelo Metrô, e da Linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, são encaminhados para a Sé e permanecem no local para devolução por 60 dias. Após esse período, os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores. Os livros em bom estado de conservação passam a compor o acervo do #achadosnaleitura, programa que permite o acesso dos passageiros aos exemplares recebidos na Central de Achados e Perdidos e que não foram procurados há mais de 60 dias. Após triagem tudo aquilo que é perecível ou não pode ter nenhum encaminhamento é descartado.

No topo da lista dos objetos mais recebidos nas estações do Metrô em 2019 estão os cartões bancários, escolares e de agremiações. Logo em seguida, o bilhete único da SPTrans é o segundo item mais cadastrado como objeto perdido. Documentos de RG e CNH também ocupam lugar de destaque, na terceira posição. Na sequência do ranking encontramos carteiras, bilhetes BOM, dinheiro, chaves, blusas, casacos e jaquetas, celulares e óculos de grau.

As estações Palmeiras/Barra Funda, Jabaquara, Sé, Corinthians/Itaquera, República, Tucuruvi, São Bento, Trianon-Masp e Santana foram as que anotaram o maior número de registros de objetos e documentos perdidos no ano passado.

Regras para consulta e devolução

As consultas de objetos identificados e documentos podem ser feitas pessoalmente, na Central de Achados e Perdidos (CAP), na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 20h, pela Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5h00 às 00h00, ou ainda pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br). Já a consulta de objetos não identificados deve ser realizada somente presencialmente na Central de Achados e Perdidos (CAP), na estação Sé.

Objetos identificados só serão devolvidos ao proprietário mediante a apresentação de documento de identificação. Parentes em primeiro grau também podem fazer a retirada após comprovarem o parentesco. Já terceiros poderão resgatar o item para devolução desde que o dono envie carta constando sua identificação e a da pessoa autorizada a fazer a retirada.

Quando se tratar de resgate de objeto não identificado, a identificação é feita por meio das características físicas do objeto fornecidas pelo passageiro, além do local da estação, dia e horário, etc da perda. Em caso de telefones celulares, tablet’s e notebooks é exigido o desbloqueio do aparelho ou identificação do conteúdo como fotos, agenda de contatos ou ainda a nota fiscal do aparelho.

Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos passageiros que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pela Central de Achados e Perdidos.