O balanço anual da Central de Achados
e Perdidos do Metrô (CAP) registrou em 2019 um novo recorde de objetos
recolhidos no sistema. De janeiro a dezembro do ano passado, 103.210 itens
foram cadastrados pelos funcionários das estações, um acréscimo de 13,12% em
relação a 2018 quando foram computados 91.236 objetos
catalogados. Desse total, 24.787 objetos (24,01%) foram devolvidos, média um
pouco acima da anotada em 2018 (23,30%).
Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1, 2, 3 e 15,
operadas pelo Metrô, e da Linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, são
encaminhados para a Sé e permanecem no local para devolução por 60 dias. Após
esse período, os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são
encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os
documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores. Os livros em bom
estado de conservação passam a compor o acervo do #achadosnaleitura, programa
que permite o acesso dos passageiros aos exemplares recebidos na Central de
Achados e Perdidos e que não foram procurados há mais de 60 dias. Após triagem tudo
aquilo que é perecível ou não pode ter nenhum encaminhamento é descartado.
No topo da lista dos objetos mais
recebidos nas estações do Metrô em 2019 estão os cartões bancários, escolares e
de agremiações. Logo em seguida, o bilhete único da SPTrans é o segundo item
mais cadastrado como objeto perdido. Documentos de RG e CNH também ocupam lugar
de destaque, na terceira posição. Na sequência do ranking encontramos carteiras,
bilhetes BOM, dinheiro, chaves, blusas, casacos e jaquetas, celulares e óculos
de grau.
As estações Palmeiras/Barra
Funda, Jabaquara, Sé, Corinthians/Itaquera, República, Tucuruvi, São Bento,
Trianon-Masp e Santana foram as que anotaram o maior número de
registros de objetos e documentos perdidos no ano passado.
Regras para consulta e devolução
As consultas de objetos identificados
e documentos podem ser feitas pessoalmente, na Central de Achados e Perdidos
(CAP), na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 20h,
pela Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722, todos os
dias, das 5h00 às 00h00, ou ainda pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br). Já a consulta de objetos não
identificados deve ser realizada somente presencialmente na Central de Achados
e Perdidos (CAP), na estação Sé.
Objetos identificados só serão
devolvidos ao proprietário mediante a apresentação de documento de
identificação. Parentes em primeiro grau também podem fazer a retirada após
comprovarem o parentesco. Já terceiros poderão resgatar o item para devolução
desde que o dono envie carta constando sua identificação e a da pessoa
autorizada a fazer a retirada.
Quando se tratar de resgate de objeto
não identificado, a identificação é feita por meio das características físicas
do objeto fornecidas pelo passageiro, além do local da estação, dia e horário,
etc da perda. Em caso de telefones celulares, tablet’s e notebooks é exigido o
desbloqueio do aparelho ou identificação do conteúdo como fotos, agenda de
contatos ou ainda a nota fiscal do aparelho.
Para evitar a perda de objetos e
documentos, o Metrô recomenda aos passageiros que fiquem atentos aos itens que
estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É
importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, o
que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pela Central de
Achados e Perdidos.