Ao custo de R$ 6
bilhões, a obra entre a Vila Prudente e a Penha tem previsão de término em
2026. “É uma retomada, é o início da ampliação desta linha, com novas estações
cruzando a zona leste da capital, beneficiando mais de 300 mil passageiros por
dia”, disse Doria, de acordo com nota divulgada à imprensa.
O projeto havia sido
retomado em 2019, com reativação dos contratos para a elaboração dos projetos
executivos. Os trabalhos começarão, disse o governo, com a montagem dos
canteiros de obras e preparação para as escavações e construção dos túneis e
poços de ventilação, além das oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália
Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.
Quando concluída a
extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações
desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São
Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa),
3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata
(Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas
por dia.