Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de julho de 2019

Passageiros poderão realizar testes rápidos de HIV e Sífilis na Estação Jardim Romano



Ação de saúde acontece nesta terça (2/7), das 9h às 16h

Na terça-feira (2/7), quem passar pela Estação Jardim Romano, que atende a Linha 12-Safira, poderá fazer uma pausa na correria do dia a dia para cuidar da saúde. Das 9h às 16h, haverá realização de testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis. A ação tem o objetivo de detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.

O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, em que a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou na amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado por meio da administração do medicamento benzetacil.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de Sífilis. Em relação ao HIV, entre 2007 e 2018, foram mais de 247 mil diagnósticos.

Serviço:

Testes rápidos de HIV e Sífilis
Local: Estação Jardim Romano – Linha 12-Safira
Data: terça-feira, 2/7
Horário: das 9h às 16h

Grátis para passageiros

Com informações da CPTM
Foto: Diário da CPTM