Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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CPTM lança últimas vigas de implantação da Linha 13-Jade

Trecho de 7,9 quilômetros em elevado da linha que ligará São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos foi estruturado sobre 764 vigas pré-moldadas

As obras da primeira linha implantada pela CPTM estão em ritmo acelerado e nesta semana uma das mais importantes etapas será finalizada. Até o dia 10 de dezembro, serão lançadas as últimas 20 vigas pré-moldadas, do total de 764, utilizadas para dar sustentação ao trecho em elevado da Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.  
 
Graças a essas vigas, os trens percorrerão o trajeto de 7,9 quilômetros sobre importantes rodovias como a Ayrton Senna e a Hélio Smidt, sem impacto no trânsito de veículos. Para efeito de comparação, cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas, o equivalente a 121 carros populares com peso médio de 800 kg.  Para atender essa demanda, uma fábrica foi montada em um dos canteiros, onde são produzidas a maioria das peças pré-moldadas previstas no projeto, facilitando a logística de distribuição do material em vários pontos da obra.
 
Após o lançamento das vigas, serão feitos os serviços de concretagem da área onde será implantada a via férrea. No total, há 2.300 trabalhadores envolvidos na obra para que a nova linha entre em operação a partir de março do ano que vem. 
                          
Com um investimento de R$ 2,3 bilhões, a Linha 13-Jade representou um grande desafio para a Engenharia Civil. São seis transposições, das quais uma realizada por meio de um viaduto estaiado e cinco pelo método Balanço Sucessivo, técnica indicada para vencer vãos em áreas onde há dificuldade para montagem de escoramentos, como rios e vias de tráfego intenso. Para se ter ideia, a principal transposição em balanço sucessivo fica na rodovia Presidente Dutra e tem um vão livre de 120 metros.  Já o viaduto estaiado tem dois mastros com cerca de 70 metros de altura e o maior vão a ser vencido é de 180 metros no entroncamento entre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt.
 
A Linha 13-Jade
 
No total, estão sendo implantados 12,2 km de linha, saindo da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção à Guarulhos, com duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos. A Estação Engenheiro Goulart foi reconstruída e entrou em operação na Linha 12-Safira em agosto deste ano e a partir do ano que vem será o ponto de integração entre as duas linhas. 
 
Também haverá Integração com o Terminal Rodoviário de Guarulhos, o ponto de integração urbana da EMTU, e com o Terminal Metropolitano da EMTU na Estação Aeroporto. A demanda inicial prevista da Linha 13 é de 130 mil usuários/dia.  
 
Com arquitetura arrojada, as estações têm estruturas leves e envidraçadas, com bastante iluminação natural e amplos mezaninos, sendo projetadas para atender com conforto a demanda de passageiros. A estrutura dos novos prédios conta com plataformas cobertas. 
 
As estações terão todos os itens de acessibilidade, como elevadores, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas, piso e rota táteis, e também vão dispor de banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local terá sistema de captação de água da chuva, que após tratamento, é utilizada na limpeza e banheiros da estação. A comunicação visual moderna facilitará o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também terá lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável. 

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