ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de dezembro de 2010

Moradores de Francisco Morato Travam uma batalha com a CPTM

 A Briga que dura anos esta indefinida de uma lado moradores que tiram do local o sustento de suas familias e de outro a CPTM que pretende fazer novos projetos com o espaço ocupado pelos moradores uma nova estação, Hoje a cidade de Francisco Morato tem cerca de 200 mil Habitantes e o principal meio de transporte é o trem.

A Cidade Conta com uma Estação Provisória enquanto uma nova esta sendo reconstruída  
 Moradores e comerciantes do centro de Francisco Morato, na Grande São Paulo, travam uma batalha judicial com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para não deixar a rua Gerônimo Cayetano. Isso porque a empresa quer ampliar a estação Francisco Morato, da linha 7-Rubi, e tem planos de construir um estacionamento e um anfiteatro nessa rua.

     Se a CPTM conseguir a reintegração de posse da área, cerca de 500 famílias deverão sair do local, segundo projeção dos moradores. A companhia diz que, ali, há somente 40 pontos comerciais. Com permissão de uso para fins comerciais concedida nos anos 90 . os comerciantes estão decididos a não deixar a área, conhecida como Ponte Seca. Muitos moram no andar de cima de suas lojas.

     A empresa de trens alega ter posse da terra e informou, por meio da assessoria de imprensa, que vai desapropriar a área. No entanto, os moradores contestam a legalidade da posse da companhia. Kennedy Ênio da Silveira, que está à frente de um grupo de comerciantes que também moram na rua Gerônimo Cayetano, contratou uma advogada para tentar impedir as desapropriações.
Comércio em torno da Estação
  
        Entretanto, uma desapropriação já aconteceu. Neste ano de 2010 uma comerciante teve as portas soldadas por policiais que cumpriram ordem judicial concedida a favor da CPTM. A casa em que ele vive com mais quatro pessoas, em cima da loja, também foi esvaziada e interditada.

                                            Na Justiça
     A Cia. Fazenda Belém também alega ser a proprietária do local em volta da estação Francisco Morato. Ricardo Palavizini, diretor comercial da empresa, conta que há um processo correndo na Justiça desde 1990 para definir o dono da terra.

      "A CPTM não tem documentos que comprovem a posse definitiva do local. Eles usam só documentos de loteamento, que não provam nada. Nós recebemos a posse de três grandes áreas em Francisco Morato e Franco da Rocha, em 1922, pela São Paulo Railway, que construiu a estação que hoje é da CPTM."

     A decisão final de quem é o dono da terra pode estar perto de sair. No próximo dia 26, uma perita designada pela Justiça vai examinar a área. Em 30 de junho, uma audiência será convocada para as duas partes serem ouvidas e apresentarem documentos.

     A desapropriação que houve até o momento mostrou uma contradição nas reintegrações de posse pedidas pela CPTM, segundo aponta André Gonzaga. Ele conseguiu permissão para usar as lojas 2 e 3, onde instalou uma papelaria. No pedido de reintegração de posse, a CPTM afirmou que o local é um box.

     O comerciante reclama que o cumprimento da sentença, dado a favor da CPTM, foi irregular. O documento expedido pelo juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Francisco Morato diz que a reintegração teria que ocorrer no box 3. No entanto, soldaram o local inteiro, que ocupava as lojas 2 e 3.
     

     
                                            Diálogo
     Além de possuir o "sentimento de posse" do local, os moradores da rua Gerônimo Cayetano reclamam da falta de diálogo na CPTM na questão. Manoel Edmundo da Silveira, de 62 anos, é um deles.

     - Estamos sendo tratados como invasores, sendo que estou com essa loja desde antes de a CPTM chegar.

     Filho de Manuel, Kennedy Ênio também se queixa da postura da companhia de trens com os moradores e comerciantes da região.

     - Não deveria haver reintegração de posse antes da decisão do litígio entre a CPTM e a Cia. Fazenda Belém. Eles [CPTM] não nos recebem para conversar sobre a questão.

     Dona de uma loja de roupas, afirma morar na rua Gerônimo Caetano há 20 anos. Atualmente, ela, três filhas e uma neta residem na parte de cima do estabelecimento. 


     - Pago o IPTU todo mês, achei que o boleto fosse suficiente para me garantir aqui. A CPTM está fazendo uma manobra jurídica para tentar tirar a gente. Nós ajudamos a construir essa rua no centro da cidade. No mínimo, temos que ter uma indenização.

Eu entrei em contato com a empresa sobre as negociações mais não tive autorização para postar os comentários segundo  a empresa o principal problemas deles é espaço eles estão sufocados, eu não sei bem o futuro dos moradores e da empresa em relação ao destino das negociações, muitos moradores são antigos na região e não podem ser jogados para fora de casa, um assunto muito delicado torço pelos moradores e quero muito que a CPTM desenvolva o trabalho dela na reconstrução da Nova estação de Francisco Morato

30 de dezembro de 2010

CPTM Vai operar ininterruptamente na festa da Virada do Ano

CPTM Vai operar initerruptamente  na festa da Virada do ano
 A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] e o Metrô prepararam esquema especial para transportar o público que quiser curtir com tranqüilidade a festa do Réveillon na Avenida Paulista. As principais linhas do sistema metro-ferroviário vão operar ininterruptamente durante o dia 31 de dezembro e toda a madrugada do dia 1º de janeiro. Veja abaixo como ficará a operação:

CPTM

 As linhas 7-Rubi [Luz-Francisco Morato], 8-Diamante [Julio Prestes-Itapevi], 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], 11-Coral [Luz-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana] vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º de janeiro, com intervalos de 15 minutos entre as composições.

 Todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o Metrô: Brás, Luz e Barra Funda. As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada. São Paulo- Mais de 2 milhões de pessoas devem participar da 14º edição da Festa da Virada do ano na Avenida Paulista, em São Paulo, que começará ás 20h do dia 31 e com previsão de acabar ás 2h30 do dia 1º.
ATENÇÃO
Operação Especial Réveillon 2011

Na passagem do ano as estações da CPTM funcionarão normalmente até 1 Hora do dia 01 de Janeiro de 2011. Após esse horário as estações Brás, Luz, Palmeiras Barra Funda permitirão o embarque de usuários provenientes das transferências gratuitas com o Metrô. As outras estações permitirão somente o desembarque. Vale destacar que a Linha 9 Esmeralda funcionará em seu horário habitual, das 4 horas á meia Noite           


 Seis atrações vão animar o show da virada na Paulista: Barra de Saia, Fiuk e Banda Hori, Fábio Jr, Zezé di Camargo e Luciano , Capital Inicial e a Rosas de Ouro, escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo deste ano. A queima de fogos terá a duração de 15 minutos.

A festa da virada de ano na Avenida Paulista foi criada em 1996, atraindo um público de 200 mil pessoas. Em 2001, passou a integrar o calendário oficial da cidade de São Paulo. No ano passado, os organizadores do evento calcularam a presença de 2,4 milhões de pessoas.

Para chegar ao evento, o metrô vai operar ininterruptamente as linhas Azul, Verde e Vermelha durante todo o dia 31 e madrugada do dia 1º. As estações estarão abertas para embarque até as 2h da manhã. Depois desse horário, o embarque será feiro apenas nas Estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação.




    Texto Original: Site CPTM
   Resumo: Ricardo Guimarães

26 de dezembro de 2010

Diário da CPTM Deseja a todos um Feliz Natal

O Diário da CPTM faz parte de uma rede criada por mim Ricardo Guimarães para divulgar o transporte ferroviário em São Paulo, tenho orgulho da CPTM uma empresa que se preocupa com os usuários, o que as pessoas mais reclamam é problema com superlotação, a CPTM está comprando novos trens, (em breve teremos a Série 8000) e trocando o sistema de sinalização implantando o mesmo sistema utilizado no Metrô de São Paulo, com isso vai ser possível colocar mais trens e diminuir o intervalo.


Outro problema que eu percebi que todos querem embarcar ao mesmo tempo, as pessoas não se espalham na plataforma,  seguram as portas,  ficam na região das portas,  nem sempre o trem está completamente lotado se as pessoas ficam na região das portas e atrapalham todo o sistema.

 Eu criei esse canal para levar informação de uma forma precisa de tudo o que esta acontecendo na CPTM.  agradeço a todos que acompanham meus canais um Feliz Natal.....




  

25 de dezembro de 2010

CPTM Reforça operação para atender movimento das compras de Natal

          
  Com o objetivo de atender ao aumento da demanda durante as compras de Natal no mês de dezembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô de São Paulo vão operar com menores intervalos nos chamados "horários de vale" (fora do pico), nos dias úteis e finais de semana.

No caso da CPTM, a medida representa um aumento de até 25% da oferta de lugares nos dias úteis e de até 50% nos finais de semana. Já o Metrô aumentará o número de viagens nos três primeiros finais de semana de dezembro.

Juntas, Metrô e CPTM transportam atualmente perto de 6 milhões de usuários por dia, a maior parte deles concentrados nos horários de pico da manhã (sentido centro/capital) e tarde (sentido bairro/interior), nos quais o sistema metro-ferroviário já opera com sua capacidade máxima.

CPTM - programação:

Até 24 de dezembro e o Ano Novo 31 (dias úteis - entre picos) - das 8h às 16h

Linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra): redução do intervalo entre os trens de 10 para 8 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi): redução do intervalo entre os trens de 9 para 8 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú): redução do intervalo entre os trens de 8 para 6 minutos.

Linha 11-Coral- Expresso Leste (Luz-Guaianazes): redução do intervalo entre os trens de 8 para 7 minutos.

Linha 11-Coral- Extensão (Guaianazes-Estudantes): redução do intervalo entre os trens de 10 minutos para 8 minutos.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana): redução do intervalo entre os trens de 10 para 8 minutos.

24 de dezembro de 2010

CPTM - Prestação de Contas 2007-2010

CPTM
Em 2010 a CPTM está transportando 2,2 milhões de passageiros/dia, 37% mais do que no início de 2007.Algumas linhas, como a L9 - Esmeralda e a L12 - Safira, tiveram, entre 2007 e 2010, intervalos reduzidos, passando de 7 para 5 minutos e de 11 para 6 minutos, respectivamente.

INDICADORES* 

Passageiros transportados/Dia Útil passaram de 1.633 mil, em 2007, para 2.232 mil, em 2010

O intervalo médio passou de 9 minutos, em 2007, para 6 minutos, em 2010

*Dados novembro/2010

Trens
Entre 2007-2010 foram entregues 35 trens na CPTM [6 na Linha 7 - Rubi; 20 na Linha 9 - Esmeralda; 2 na Linha 11 - Coral e 7 na Linha 12 - Safira]. Além desses, mais 70 trens já foram comprados e serão entregues até meados de 2012.

Parte desses 70 trens deveria ter sido entregue ainda este ano. O atraso é de responsabilidade da fabricante CAF, que está sendo devidamente punida, de acordo com as regras contratuais.

Estações
Na CPTM, além de seis novas estações implantadas [Autódromo, Primavera-Interlagos, Grajaú, Jd. Helena-Vl. Mara, Jd. Romano e USP-Leste], outras 11 foram reconstruídas, ou seja, tiveram seus edifícios demolidos para dar espaço a novas construções, totalizando 17 estações novas entregues. Além destas, 17 estações existentes passaram por adaptação de acessibilidade universal.

Estão em obras outras oito estações [Franco da Rocha, Fancisco Morato e Vila Aurora, na Linha 7; Osasco e Barueri, na Linha 8; Ferraz de Vasconcelos e Suzano, na Linha 11; e São Miguel Paulista, na Linha 12] que serão entregues no decorrer de 2011. 



Plano de Expansão 
O Plano de Expansão desenvolvido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo atingiu 91% das metas estabelecidas para o quadriênio 2007-2010:

- Reforma de 34 trens para CPTM: 100% realizado
- Entrega de 107 novos trens para Metrô e CPTM: 76% realizado
- Entrega de 28 novas estações para Metrô e CPTM: 90% realizado
- Operação de 240 km de linhas com qualidade de metrô: 97% realizado

A construção de estruturas complexas, como linhas e estações metroviárias, trabalha com prazos estimados, que podem sofrer interferência de fatores externos e variar dentro de um intervalo de tempo entre um mês a menos e cinco meses a mais da data estipulada, chamada "tempo mais cedo". A adequação do cronograma não caracteriza o descumprimento de sua efetiva realização. 

22 de dezembro de 2010

Projeto Galeria de Arte a Céu Aberto nos Muros da CPTM


Muro na Estação Vila Clarice Linha 7 Rubi da CPTM

O Projeto chegou na Estação Vila Clarice
Em maio de 2009,  foi lançado o projeto GALERIA DE ARTE A CÉU ABERTO – NOS MUROS DA CPTM
Objetivo
O projeto surge para promover a inclusão social de jovens da região central da cidade de São Paulo e usuários da CPTM, por meio de atividades educativas e culturais e criar uma grande exposição de arte pública com painéis de intervenções urbanas instalados nos muros das estações, a fim de recuperar e preservar um patrimônio constantemente sujeito à deterioração por atos de vandalismo.
O grafite é uma forma de manifestação artística encontrada em espaços públicos, que teve início em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970, tornando-se um fenômeno mundialmente valorizado como manifestação artística de relevância no cenário da arte contemporânea.
Arte na Estação Água Branca Linha 7 Rubi da CPTM




Arte na Estação Pirituba Linha 7 Rubi da CPTM

Arte na Estação Vila Clarice Linha 7 Rubi da CPTM

21 de dezembro de 2010

Orquestra Experimental Pró-Morato, Promove Concerto de Natal na Estação Francisco Morato











 


                                        

 A Estação Francisco Morato da Linha 7 Rubi da CPTM recebeu na Noite do dia 21 de Dezembro de 2010 a Orquestra Experimental Pró-Morato  usuários da CPTM e moradores  aproveitaram e ficaram para ouvir um pouco do Concerto.

 A origem da Orquestra Experimental Pró-Morato (OEXP) está relacionada à projetos artísticos do Pró-Morato que propiciem a formação e profissionalização de jovens valores de nossa cidade. Uma das propostas do projeto é também possibilitar a inclusão cultural da comunidade de Francisco Morato, através da realização de concertos gratuitos em escolas públicas, praças, estação de trem e feira livre. 

A Pró-Morato é uma Organização Social localizada na cidade de Francisco Morato, estado de São Paulo / Brasil,fundada em 21 de março de 1998, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do muncípio, através da participação de seus moradores.
  
Projetos do Pró-Morato
Confira no Site:
http://www.promorato.org.br/index.php

  Beleza Jovem 
  Projeto Triunfar 
  Projeto Aprendiz
  Projeto EcoEscola de Artes 
  Orquestra Experimental 
  Aulas de violão 
  Pólo de Prevenção à Violência 
  Viva Leite ! 

# Concerto teve o apoio da CPTM


Orquestra Experimental Pró-Morato

15 de dezembro de 2010

Conheça o novo trem da CPTM, Fabricado pela CAF - Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles

Novo trem da CPTM Série 7000
CPTM adquire novos trens da Empresa Espanhola  CAF - Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles, A Série 7000 já está sendo entregue gradativamente entre as Linhas definidas pela CPTM



Descrição do novo trem da CPTM, Série 7000 Fabricado pela CAF.


Console Caf 7000
 Tipo de movimentação
Elétrico de transmissão e transporte rápido de massa de passageiros em linhas com distâncias curtas entre as estações.

A composição de cada unidade é M-R1-R2-M, onde o carro M automóvel R1 com cabine e reboque com captação de energia, ea reboque do carro R 2. Conexão entre as unidades de acoplamento automático.Duas unidades de estar ligado no máximo.

O equipamento eléctrico com IGBTs duas equipes inversor conversor e quatro motores de corrente alternada por automóvel. A tensão de alimentação é 3.000 Vcc.

Air freio e freio elétrico com recuperação de energia.

Grande capacidade de assentos e facilidade de acesso e saída dos passageiros. disposição interior funcional. portas de acesso automático balão tipo.

Suspensão a ar para o conforto bom passeio. Estações de serviço viajante teleindicators, telas de entretenimento de vídeo e sistemas de PA. sistema de repartição de Informação. ATC equipamentos de segurança, terreno de treinamento e registro central.

Alimentação: 3000 Vcc
Largura: 1600 mm


Bogies
Dois vagões por carro. A caixa fica diretamente na estrutura do bogie através do ar molas da suspensão secundária. Travesseiro está lá, com dois amortecedores verticais e uma cruz.

forças longitudinais entre a caixa e os bogies são transmitidos através da ação de duas hastes com arrastar e atravessar dois amortecedores de elastômero. A conexão é realizada por Arrastradero pivô.

Os bogies com dois eixos montados motor, movimentação e transporte independente, enquanto os dois rodados do bogie de reboque sem tracção.

Uma peça e as rodas são implantados no eixo. As caixas de eixos são feitos de um corpo em forma de círculo, que abriga o rolamento interior.

A suspensão primária consiste em duas molas, um dentro e outro fora, e um choque vertical. A suspensão secundária consiste em duas molas por bogie pneus que proporcionam rigidez vertical e transversal. O amortecimento da suspensão secundária é assegurada por amortecedores hidráulicos, tanto vertical quanto na cruz.

O motor eixos redutores de ataque, montados em eixos através de dois links separados. Redutores de velocidade são dois estágios do tipo helicoidal em linha reta. Usando uma vara de reação é ligado à estrutura do bogie engrenagem.

Em cada vagão, o sistema de freios é composto por quatro discos de freio montado sobre rodas: dois com o freio de serviço e dois com freio. O freio de estacionamento é acumulador de mola e é incorporada nos cilindros de freio.





Informações Básicas

  • Andar de altura (mm): 1335 (M) - 1335 (R1/R2)
  • Rail Altura: 4555 (M) - 4555 (R1/R2)
  • Largura exterior (mm): 3050 (M) - 3050 (R1/R2)
  • Diâmetro da roda (mm): 915 (M) - 915 (R1/R2)
  • Distância entre o centro do bogie (mm): 14710 (M) - 14 710 (R1/R2)
  • Comprimento entre pontas (mm): 21922 (M) - 20 610 (R1/R2)
  • Total de peso (toneladas): 176,2 (M-R1-R2-M)
    Características

  • Start aceleração (m/s2): 1 m/s2
  • Emergência de desaceleração (m/s2): 1,1 m/s2
  • passageiros em pé por comboio (6p/m2): 186 (M) - 202 (R1/R2)
  • Assentos por carro: 54 (M) - 60 (R1/R2)
  • Total de assentos: 240 (M) - 262 (R1/R2)
  • Velocidade máxima (km / h): 90 kmh
  Equipamentos

  • Automatic Train Control (ATO e ATP): Acompanhamento da situação de todos os equipamentos do comboio e registro de alarme.
  • engates automáticos: Com ligação mecânica, pneumáticos e eléctricos
  • Equipamento elétrico de potência IGBTs
  • Sistema de detecção de incêndio
  • Sistema de Combate a Incêndio




Salão do trem




Novo trem da CPTM



Novo trem na Linha 9 Esmeralda




Novo trem




Novo trem na Linha 7 Rubi


Estação Francisco Morato




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