Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de abril de 2018

Linha 4-Amarela comemora Dia Mundial do Livro com apresentações teatrais

                         Esquetes de circo-teatro nas estações destacarão grandes autores brasileiros

Eu canto porque o instante existe / e a minha vida está completa. / Não sou alegre nem sou triste: / sou poeta, escreve Cecília Meireles sobre seu motivo de viver. A poetisa será uma das homenageadas no Dia Mundial do Livro pela ViaQuatro, operadora concessionária da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Em 23 de abril, a companhia de circo-teatro Família Burg apresentará a peça teatral "O que os olhos não leem", uma encenação interativa e dinâmica para incentivar o prazer da leitura entre os passageiros da linha. A representação acontecerá nas estações Luz, Higienópolis-Mackenzie e Faria Lima.

"O que os olhos não leem" é a história de um artista em busca de emprego, que acaba sendo enganado por um falso agenciador de talentos. O formato das cenas mescla a linguagem culta da poesia com a linguagem popular do circo, já que os atores declamam poemas e trechos clássicos da literatura nacional, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, o poema Motivo, de Cecília Meireles, Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa e Angu de Sangue, de Marcelino Freire.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma data escolhida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para estimular as pessoas a descobrirem o prazer da leitura. No dia 23 de abril, coincidem os aniversários de morte de três importantes escritores, William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

Projeto Leitura na ViaQuatro

A Linha 4-Amarela de metrô incentiva o hábito da leitura entre seus passageiros, por meio do projeto permanente Leitura na ViaQuatro. "Colocamos nichos para doação e retirada de livros em todas as estações com o objetivo de apoiar o hábito transformador da leitura entre os mais de 700 mil passageiros diários da linha", afirma Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da concessionária.

Serviço – Dia Mundial do Livro
Dia 23 de abril
Apresentações de circo-teatro com a Família Burg
Das 9h às 10h30 – Estação Luz
Das 11h às 13h – Estação Higienópolis-Mackenzie
Das 14h às 16h – Estação Faria Lima