ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de outubro de 2014

Inauguração da nova estação em Suzano fica para o ano que vem

De acordo com secretário de Transportes Metropolitanos, cerca de 70% das obras da nova estação da CPTM já estão concluídas

Previsão era de entrega para o mês de novembro, mas problemas com desapropriações alteraram a data

A inauguração da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Suzano sofrerá mais um atraso. A última previsão era que as obras fossem entregues em novembro deste ano.

No entanto, durante visita a Mogi das Cruzes, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou que a construção será concluída no final do primeiro semestre de 2015. De acordo com o secretário, atualmente a nova estação está 70% concluída.

Fernandes afirmou que o atraso na entrega da estação de Suzano é justificado por entraves relacionados à desapropriação de áreas. "Ficamos encalacrados com três áreas. Havia um posto de gasolina que pediu um fundo de comércio e o juiz não queria dar emissão de posse. Propusemos pagar o valor da área e discutir o fundo de comércio a parte, mas isso não foi entendido por um juiz local. Por isso, tivemos que recorrer à segunda instância. Foram muitos meses, 9, 10 ou 11 meses. As áreas também eram descoladas uma da outra, assim não conseguíamos avançar com a obra", esclareceu.

De acordo com Fernandes, as escadas rolantes e elevadores que serão instalados na nova estação já foram adquiridos. Ele lembrou ainda que depois de concluída, a estação passará no segundo semestre de 2015 a receber a baldeação que hoje é realizada em Guaianases. A linha 12-Safira também será estendida até o ponto. Com isso, o número de usuários deve aumentar. Atualmente, 30 mil pessoas passam pela estação, com a interligação com a linha 12 esse número deve saltar para 45 mil passageiros por dia. A estação foi projetada para comportar 70 mil usuários diariamente.

As estações de Poá e Ferraz de Vasconcelos que também estão em obras, devem ser inauguradas no primeiro semestre de 2015.

Fonte: DAT
Luana Nogueira
De Mogi