Em 2024, a velocidade média dos ônibus em São Paulo atingiu o menor valor já registrado, segundo o Relatório Integrado da Administração da SPTrans. Os dados apontam:
- Velocidade média: 16 km/h no pico da manhã e 15 km/h no pico da tarde e no período entrepicos durante o dia, evidenciando congestionamentos constantes, inclusive fora dos horários de pico.
- Corredores exclusivos: Apesar de mais rápidos (20 km/h no pico da manhã e 19 km/h no pico da tarde), a diferença de velocidade em relação às vias comuns caiu de 34% em 2023 para 25% em 2024, indicando menor eficiência.
- Frota e passageiros: A frota de 13.277 ônibus atende 1.320 linhas, transportando 7,3 milhões de passageiros por dia útil, em 4,7 mil km de vias, sendo 135 km de corredores exclusivos e 590,4 km de faixas exclusivas.
- Causas da lentidão: Mudanças em itinerários, como no Expresso Tiradentes, e a invasão de corredores exclusivos por carros particulares contribuem para a queda na velocidade. O aumento do tráfego no fim da tarde e a falta de ampliação de corredores também agravam o problema.
- Perspectiva técnica: Roberto Speicys, CEO da Scipopulis, destaca que os 20 km/h nos corredores não são ruins, equiparáveis ao período da pandemia com menos trânsito. Ele sugere que mais corredores exclusivos poderiam elevar a velocidade média e melhorar a qualidade do serviço.
A lentidão reflete os desafios de mobilidade urbana em São Paulo, com impacto direto no tempo de deslocamento dos usuários e na eficiência do transporte público.
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