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19 de outubro de 2021

Setor rodoviário inicia retomada com crescimento de 6% em vendas no 1º semestre de 2021

Estudo realizado pela ClickBus mostra que a vacinação e a queda de casos de Covid-19 deixaram o brasileiro confiante para viajar

Um estudo recente realizado pela ClickBus, maior plataforma de transações para o transporte rodoviário de ônibus no Brasil, mostrou que o setor rodoviário deu início à sua retomada após a crise causada pela pandemia do coronavírus. Com a chegada das vacinas no mercado brasileiro e a consequente diminuição de casos registrados de Covid-19, as pessoas voltam a se sentir mais seguras para viajar. De acordo com estimativas da ClickBus, espera-se que o setor rodoviário apresente um crescimento de 45% a 55% em 2021, no comparativo com 2020.

O rodoviário sempre teve grande importância no transporte nacional por possibilitar que os brasileiros cheguem a mais de 4600 destinos domésticos, um número muito maior se compararmos com o modal aéreo, que possui 150 terminais comerciais concentrados em grande parte na região sudeste. No atual cenário, o rodoviário vem se mostrando ainda mais importante, já que as viagens mais rápidas e para lugares próximos têm sido a porta de entrada para a retomada da "vida normal".

O CEO da ClickBus, Phillip Klien, destaca que este período também fez com que a penetração do online no setor aumentasse. "As vendas online de passagens rodoviárias, que antes das pandemia representavam 12%, atualmente estão no patamar dos 20%. Além disso, o e-ticket, que entrou em operação no primeiro semestre de 2019, teve um aumento expressivo, de modo que a quantidade de viações que utilizam o método dobrou entre fevereiro de 2020 (pré-pandemia) até julho deste ano", explica. Atualmente cerca de 80% dos embarques dos clientes da plataforma já são por meio de e-ticket. Houve um crescimento de 78% na utilização da tecnologia se comparado o primeiro semestre de 2021, com o mesmo período do ano anterior.

Balanço do setor no 1º semestre de 2021

Comparando o primeiro semestre de 2021 com o último período de 2020, nota-se um aumento de 6% na emissão online de passagens rodoviárias. Apesar do fraco desempenho no primeiro trimestre de 2021, com uma queda de 29% nas emissões de bilhetes na comparação com o primeiro trimestre de 2020 - prejuízo causado pela segunda onda da pandemia -, o primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento significativo, se comparado com o mesmo período em 2020. Com o avanço do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e a chegada de mais imunizantes ao Brasil, já no segundo semestre deste ano o setor vendeu quatro vezes mais passagens no comparativo com o mesmo período de 2020.

No período também foi registrado um aumento no valor gerado pelas vendas online (GMV) de 12% em relação ao último semestre de 2020. Porém, em comparação com o primeiro semestre de 2020, o primeiro impactado pela pandemia, o crescimento foi de 21%.

Segurança

Em tempos de pandemia, o setor rodoviário segue sendo o modal de transporte pago mais democrático e considerado um serviço essencial à sociedade, transportando pessoas que realmente precisam viajar. Para seguir ligando 78% do Brasil em um momento de pandemia de coronavírus, a ClickBus criou em 2020 o Selo de Segurança Reforçada, que garante que medidas de higiene e segurança estão sendo aplicadas pelas viações em todas as etapas da viagem.

Metodologia

A ClickBus gera dados e informações sobre o setor rodoviário por meio de sua plataforma GDS, que agrupa dados de diversos players do setor, atualmente a empresa oferece no seu portfólio cerca de 95% dos trechos disponíveis no Brasil e 90% das viações que operam de forma regular no transporte rodoviário no Brasil. Essas informações se baseiam no agrupamento interno e estimativas de sites diretos das empresas de ônibus no período estabelecido de 6 meses. A partir deste estudo a ClickBus contribui para o mercado, mídia e sociedade com conhecimento sólido do maior meio de transporte pago do Brasil.

Sobre a ClickBus
A ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, é o principal agente de mudança de comportamento de compra de passagens de ônibus no Brasil, trabalhando de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus: como um agregador (GDS), uma plataforma online (OTA) e operador de sites de empresas de ônibus e rodoviárias (Gestor de Whitelabel). Com cerca de 170 empresas em seu portfólio que levam para mais de 4.6 mil destinos, a plataforma trabalha como um facilitador entre os viajantes e as empresas de ônibus. Até o final de 2020, vendeu online mais de 25 milhões de passagens rodoviárias.

Fonte: ClickBus

Página: Oficial Diário da CPTM

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