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3 de maio de 2021

CPTM lança o Serviço 710 com melhorias na mobilidade dos passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

 Será possível viajar, a partir de 04/05, entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem a necessidade de mudança de trem na Estação Brás
A partir da próxima terça-feira, 4 de maio, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciará a prestação do Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, atendendo demandas antigas da população e beneficiando quem vive e trabalha no ABC Paulista e região norte da Região Metropolitana de São Paulo.

Durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que, apesar da importância para a mobilidade dos passageiros de toda a Grande São Paulo, será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, completa Pedro Moro, presidente da CPTM.

Tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, a CPTM terá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

Vale lembrar que o Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos. Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500. Todos os maquinistas foram treinados para conduzir, como sempre, todos estes modelos com segurança e responsabilidade.

“Com o Serviço 710 os passageiros farão viagens com menos baldeações e mais rápidas. Lembramos a todos a obrigatoriedade do uso de máscaras nos trens e estações”, completa o presidente da CPTM.

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm