SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Paramos para aguardar movimentação do trem à frente

Trem a frente
  Atualmente, nos trens da CPTM, é muito comum pararmos próximos de estações ou nas mesmas, e ficarmos algum tempo parados, até que o maquinista emite o aviso público ´´paramos para aguardar movimentação do trem à frente``. Para os usuários, trata-se de uma perda de tempo, e vejo muitos se irritarem com tal situação. Mas para nós, que somos entendidos no assunto, trata-se de um procedimento necessário e seguro a ser feito. 
Centro de Controle Operacional no Brás
Quem tem carro, sabe que deve parar nos sinais vermelhos, e seguir nos verdes. Na ferrovia, é a mesma coisa. O sistema das linhas é monitorado por sinais, que mantém os trens em uma distância mínima de 450 metros um do outro. Se uma composição está em uma distância menor do que essa, automaticamente a unidade que estiver atrás irá encontrar um sinal vermelho à sua frente, e por procedimento, irá parar nesse sinal, até que a via seja liberada para sua continuidade.
   Em outros casos, temos também os trens cargueiros, que em determinados horários, dividem as linhas com a CPTM. Ou seja, se o trem está parado aguardando a movimentação de outro trem à frente, isso está sendo feito para a segurança de todos os usuários, para que não ocorra um acidente, e para que todo o carrossel em circulação naquele momento atenda os horários determinados de partida e chegada em todas as estações.  
  Caso aconteça de um trem passar um sinal vermelho, automaticamente será aplicado o freio de emergência, e o maquinista necessitará de uma autorização do centro de controle para continuar a viagem, causando ainda mais transtorno aos usuários, e consequentemente aumentando o seu tempo de viagem. Por isso, caros usuários, se amanhã vocês ouvirem o aviso público da movimentação de trem à frente, saibam que tudo está sendo feito por segurança, para que todos cheguem ao seu destino com segurança.


Texto: Diego Silva

3 comentários:

Andréia disse...

Interessante saber disso, imaginava que fosse uma desculpa apenas, pois antigamente o trem parava por um certo tempo nas estações e não era dado nenhum motivo para isso.
Além do que o fato de sempre parar um pouco mais uma estação antes da que eu desço gera uma certa irritação diária, hehe.
Parabéns pelo blog!

Eugenio disse...

Engraçado que isto não existia há poucos anos atrás. Entendo que seja pela segurança, mas me parece que colocaram mais trens para atender a população, talvez, este seja o maior motivo de todas estas paradas; Mas aí, eu faço a seguinte pergunta: De que adianta termos mais trens na mesma linha se a qualidade do serviço prestado caiu tanto? O Metro deixou de ser uma boa opção de locomoção para se tornar uma escolha por falta de opção.

Eugenio disse...

Há alguns anos atrás não tinhamos tantas paradas entre as estações. Entendo que hoje isso se faz necessário por uma questão de segurança. A impressão que tenho é que aumentaram a quantidade de trens circulando na mesma linha, em horário de pico. Mas minha pergunta é: De que adianta um número maior de trens se a qualidade dos serviços prestados cairam tanto? Só que pega o trem da linha vermelha de manhã, sabe do que eu estou falando. Brigas, discussões, pessoas passando mal, "o verdadeiro caos". Acho que é hora de repensar a estratégia e investir mais do que é arrecadado da população (que não é pouco), não somente com novos trens, que continuam parando entre as estações. Na prática, isso não adiantou de muita coisa.

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