Em 2011, há três trajetos convidativos: Luz-Paranapiacaba, Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes. A Viagem é feita a bordo de uma composição formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil pela Mafersa e tracionada por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões faram totalmente recuperados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre trilhos, monitorados sobre a ferrovia Paulista e as Estações históricas.
A Criação dos roteiros é uma aopsta na vocação paulista para o turismo e segue uma tendência internacional de reapropriação do patrimônio cultural, histórico e ambiental . Nesse ponto, a CPTM recebeu uma herança cultural de valor inestimável entre as estações sob sua administração estão 11 tombadas por órgãos de patrimônio histórico, como a Júlio Prestes (1923-1938), tombadas pelo Condephaat, o antigo prédio da Estrada de Ferro Sorocabana, com vitrais da Casa Conrado, e a estação da Luz, projeto do Engenheiro inglês Charles Henry Driver, construída de tijolos combinando a estruturas metálicas (tombadas pelo Condepaat, Iphan e Conpresp, respectivamente órgãos de desefa do patrimônio estadual , nacional e municipal).
Em um dos trechos o Expresso Turístico conta com um vagão-bicicletário
Vagão Biciclatário
Trajetos
Luz - Jundiaí
Luz - Mogi da Cruzes
Luz - Paranapiacaba
Site Expresso Turístico
Atendimento ao Usuário
0800 055 0121
# O Diário da CPTM Não tem vinculo com a CPTM, é um blog pessoal.