O Metrô de São Paulo adotou a tecnologia de QR code nas estações para divulgar informações de seu site móvel.
O código bidimensional está impresso nos cartazes da “Linha da Cultura”, afixados nas estações.
Para ler o QR code, é preciso ter um celular equipado com um software leitor e câmera fotográfica. Há diversos programas disponíveis, muitos deles gratuitos, para várias plataformas móveis como Android, iPhone, BlackBerry OS e Symbian.
A leitura do QR code irá apontar para o site móvel do metrô (www.metro.sp.gov.br/mobile/index.htm), onde há informações culturais, mapas, horários de operação e outros dados sobre o serviço de transporte e regiões atendidas por ele. Para navegar, é preciso de uma conexão à internet – a operadora poderá cobrar pelo tráfego de dados.
Esse código tem sido utilizado para distribuição de informações de contato, pois não é necessário um leitor apropriado. Ou seja, ao invés de digitar manualmente em seu celular, basta tirar uma foto da imagem do código e através de um software instalado no celular os dados são convertidos. A imagem ao lado, por exemplo, traz meus dados pessoais e um link para esse blog. A empresa Kaywa oferece todo o serviço, gratuitamente. Para obter o software e instalar em seu celular, clique aqui. A Denso-Wave, empresa que criou o código, desenvolveu um site sobre o projeto, onde é possível obter softwares para PC que geram e fazem a leitura do código QR.