História
Desde o início da década de 2000 o governo paulista planeja a construção dessa linha. Inicialmente, previam-se dois serviços de passageiros:
- Trem de Guarulhos : Atual Linha 13 - Jade, uma linha de trem metropolitano operada pela CPTM e composta por três estações (Brás, Engenheiro Goulart e Zezinho Magalhães-CECAP);
- Expresso Aeroporto : Antiga Linha 14–Onix, uma linha de trem exclusiva entre Brás e o Aeroporto operada pela iniciativa privada (PPP) com tarifa diferenciada, espaço para bagagens e check-in nas estações; Após algumas tentativas de licitar o projeto, a CPTM abandonou o Expresso Aeroporto alegando falta de interesse da iniciativa privada, indefinição da expansão do Aeroporto de Guarulhos e a concorrência do projeto com o TAV Rio-São Paulo.
O projeto do Trem de Guarulhos (renomeado Linha 13) foi retomado apenas no final de 2012, quando foi lançado edital de licitação das obras. Após vários meses de contestações judiciais por parte das empresas interessadas nas obras, a licitação de R$ 1,1 bilhão foi dividida em quatro lotes ,sendo vencidos por dois consórcios:
- Consórcio HFTS Jade (Helleno e Fonseca-Trail-Spavias), lotes 1 e 3;
- Consórcio CST Linha 13–Jade (Consbem-Serveng-TIISA), lotes 2 e 4;
Em dezembro de 2013, o governo paulista iniciou a construção da Linha 13 Jade da CPTM após a liberação de verbas do PAC pelo governo federal. A linha terá 12,2 quilômetros de extensão e três estações (Engenheiro Goulart, Guarulhos CECAP e Aeroporto), sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km).
Na Estação Aeroporto será construída uma passarela que a ligará ao atual Terminal 1 do aeroporto, de onde partirá um ”transporte”, sob responsabilidade da concessionária que administra o aeroporto, que percorrerá todos os outros terminais transportando os usuários gratuitamente.
Também está em fase final a elaboração do edital da licitação internacional para aquisição de 8 novos trens para a atender a Linha 13-Jade.
Em paralelo às obras iniciadas, a CPTM abriu licitação para desenvolvimento do projeto funcional para a extensão da linha em Guarulhos (fase II). Em fevereiro de 2018, após treze anos de construção, foi informado que a linha seria finalmente inaugurada no primeiro semestre daquele ano.
Extensão da linha
A CPTM trabalha no projeto de uma futura expansão da linha até a estação Chácara Klabin, onde se conectará com a 2-Verde e com a 5–Lílas. Também está previsto a futura Estação Parque da Mooca, onde se conectará com a 6–Laranja e com a 10–Turquesa, além da futura Estação Gabriela Mistral, onde também se conectará com a Linha 2–Verde. Na outra ponta da linha em Guarulhos, o projeto prevê a expansão para o Jd. São João e para Bonsucesso. No total serão mais quatro estações no município, sendo Jd. dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_13_da_CPTM