ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de abril de 2017

Metrô terá operação diferenciada no feriado prolongado de Tiradentes

Nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, e no próximo domingo (23), as Linhas 15-Prata do Monotrilho, 4-Amarela, que é operada pela concessionária ViaQuatro, e 3-Vermelha terão estratégias diferenciadas de operação.

Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), para continuidade das obras civis no mezanino metálico da futura estação Higienópolis-Mackenzie, tanto no feriado quanto no domingo, as estações República e Luz permanecerão fechadas durante todo o dia. Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos.

Quem embarcar nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz deverão desembarcar na estação Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino a Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, da Linha 1-Azul, quanto na estação República, da Linha 3-Vermelha, devem seguir até a estação Consolação, da Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema. A operação nas demais estações da Linha 4-Amarela no trecho entre as estações Paulista-Butantã será normal. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente.

Na Linha 15-Prata (Oratório - Vila Prudente), em função de testes no sistema de controle de trens, as estações Vila Prudente e Oratório ficarão fechadas na sexta-feira (21) e no domingo (23), das 4h40 às 16 horas. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Paese sobre trilhos na Linha 3-Vermelha

Outra estratégia programada para sexta-feira e domingo será implantada em três estações da Linha 3-Vermelha. Para atender os usuários da CPTM, que terá circulação paralisada na Linha 11-Coral para realização de obras, no feriado e no domingo, as áreas de transferência gratuita das estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás serão abertas a partir das quatro horas da manhã. Com isso, os usuários da CPTM poderão utilizar o sistema metroviário para se deslocar por estas três estações. Já os usuários do Metrô serão atendidos a partir das 4h40, horário habitual de abertura de todas as estações metroviárias.

Retorno do feriado terá antecipação de horário

Na segunda-feira (24/04), dia de retorno do feriado prolongado de Tiradentes, a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã -Luz), que é operada pela concessionária ViaQuatro, será antecipada para as 4 horas - 40 minutos mais cedo do que o habitual. A medida tem por objetivo atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). Nas linhas 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro) e 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, ou seja, às 4h40.

Para informar sobre as mudanças programadas, haverá emissão de mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocação de cartazes e publicação de informativos nas redes sociais.
O Metrô recomenda aos usuários que programem suas viagens e adquiram os bilhetes antecipadamente.

Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Metro