A CPTM está comprometida com a segurança e eficiência de suas operações. Por isso, manterá a estratégia operacional na Linha 11-Coral para garantir a circulação segura dos trens durante a troca de um dos transformadores da subestação de Braz Cubas.
Detalhes da Estratégia Operacional
Durante os horários de pico da manhã e tarde, os trens circularão entre as estações Luz e Suzano. Além disso, continuarão as viagens nos trechos entre Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes (loop externo).
O Transformador
O transformador em questão pesa 18 toneladas e tem capacidade para cerca de 10 mil litros de óleo. Ele é responsável por prover 3MW (Megawatt) de potência e energia para os trens. A subestação conta com dois equipamentos que alimentam os trens no trecho entre Suzano e Estudantes. O prazo estimado para preparar o novo transformador e realizar a troca é de 30 a 45 dias. Durante esse período, os demais trechos serão alimentados por transformadores que estão funcionando normalmente.
Impacto no Intervalo entre Trens
A estratégia adotada permitirá manter o intervalo praticado até o momento, sem sobrecarga de energia, garantindo um intervalo médio adequado entre os trens até que o transformador seja trocado e a subestação normalizada.
Facilidade para os Passageiros
Os trens que partem da estação da Luz para Guaianases, Suzano e Estudantes não exigirão que os passageiros façam baldeação. Além disso, os trens partirão de Luz sinalizados com o destino, facilitando a identificação da composição que atende à sua viagem.
A CPTM agradece a compreensão e colaboração de todos os passageiros durante este período e reitera seu compromisso com a segurança e eficiência do sistema de transporte público sobre trilhos.