Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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REPORTAGEM DO MÊS - Estrada de Ferro São Paulo Railway completa 151 anos




A antiga estrada de "Ferro Santos-Jundiaí" foi a primeira estrada de ferro do Estado de São Paulo. Inaugurada em 1867 pela inglesa "São Paulo Railway". Tudo começou quando Irineu Evangelista de Souza,(Barão de Mauá) junto com um grupo de pessoas, convenceu o governo imperial da importância da construção de uma estrada de ferro ligando São Paulo ao Porto de Santos. O grupo de pessoas liderado pelo Barão ousou e foi atrás do engenheiro ferroviário britânico James Brunlees, especialista no assunto. A ousadia deu certo e o inglês veio até o Brasil e considerou o projeto viável e lucrativo. O trecho principal foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1867 e contava com as seguintes estações: SANTOS, ALTO DA SERRA (Paranapiacaba), RIO GRANDE DA SERRA, SÃO BERNARDO (atual Santo André), BRAZ (atual Brás), LUZ, ÁGUA BRANCA, PERUS, BELÉM (atual Francisco Morato) e JUNDIAHY (atual Jundiai). Essas estações foram estrategicamente construídas, pois no entorno havia algum item de destaque na região a qual ela estava e, principalmente, que traria bons retornos à Estrada de Ferro. Ao longo dos anos, outras estações foram incorporadas à Companhia, que foi estatizada em 1946, passando a se chamar Santos-Jundiaí, que por sua vez, foi desestatizada do âmbito Federal, sendo administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na década de 1990. Atualmente, parte da Estrada de Ferro Santos Jundiaí "abriga" as linhas 7 - Rubi (Luz-Jundiaí) e 10 - Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) da CPTM, através de transporte de passageiros. Muitas estações ao longo desse tempo foram construídas, outras demolidas ou tiveram as atividades encerradas.
ESTAÇÃO SANTOS
ESTAÇÃO PARANAPIACABA

ESTAÇÃO RIBEIRÃO PIRES
ESTAÇÃO SÃO BERNARDO (Santo André)

ESTAÇÃO DA LUZ
                              
                         ESTAÇÃO BRAZ (Brás)
ESTAÇÃO PERUS


                     
ESTAÇÃO BELÉM (Francisco Morato)
ESTAÇÃO JUNDIAHY (Jundiaí)
PESQUISA E ADAPTAÇÃO: Marcos Paullo
FONTE: ABPFSP, Estações Ferroviárias,Wikipedia
FOTOS: Acervo Estações Ferroviárias, Imagens Google, Divulgação


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