Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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CPTM conclui viadutos de linha que ligará São Paulo a Aeroporto de Guarulhos

Governador Geraldo Alckmin vistoriou últimas fases da obra da Linha 13-Jade que começará a operar no final de março

Os dois viadutos estaiados das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, foram concluídos nessa primeira semana de fevereiro. Foram implantadas as aduelas de fechamento que interligam os viadutos ao restante da base da via, unificando todo o trajeto de 12,2 quilômetros. O governador Geraldo Alckmin participou da vistoria e acompanhou as últimas fases dos trabalhos nesta sexta-feira (2).
Agora, serão finalizados os serviços da via permanente como execução de laje, instalação e solda dos trilhos e instalação do sistema de rede aérea (responsável por repassar a energia para os trens circularem) e a implantação do sistema de sinalização. Em seguida, serão feitos os testes com composições vazias para a linha iniciar a operação no final de março deste ano. Cerca de 2.100 trabalhadores estão envolvidos nas fases finais das obras.
As obras dos viadutos estaiados são complexas, passam sobre as Rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt, com dois mastros de 70 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares) e um vão central de 180 metros. Para efeito de comparação, o vão por cima da via Dutra possui 120 metros de extensão. São 24 estais de cada lado das pontes, totalizando de 96 cabos instalados.

“Hoje foi o beijo, que é o encontro do concreto dos dois lados. Esse é o viaduto ferroviário, estaiado em curva, o maior do mundo. Uma grande conquista da tecnologia e da engenharia passando sobre a Ayrton Senna e rodovia Helio Smidt. Entregaremos também duas estações novas, a estação Cecap e a Aeroporto. Nós vamos integrar o Aeroporto de Guarulhos ao sistema metroferroviário”, explicou o governador.

Sobre Linha 13-Jade

Primeira ligação de transporte sobre trilhos com a região de Guarulhos, a Linha 13-Jade beneficiará a população que mora, trabalha ou estuda naquela cidade, além de ser uma nova opção de transporte para acessar o aeroporto internacional, de forma mais rápida e econômica, atendendo aos turistas e aos profissionais que vêm a São Paulo a negócios.  A projeção indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.

Com um total de 12,2 km de extensão, a Linha 13-Jade terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart, que é o ponto de integração com a Linha 12-Safira e foi totalmente reconstruída e já está em operação desde agosto do ano passado.

O investimento total é de R$ 2,3 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão veio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para implantação das obras civis e parte dos Sistemas de Energia, Telecomunicações e Sinalização. O BEI (Banco Europeu de Investimento) financiou R$ 316 milhões para aquisição de material rodante. A obra também conta com R$ 425 milhões do BNDES e o restante está sendo realizado com recursos do Governo do Estado.

Quando a Linha 13 começar a operar, a partir do final de março, serão utilizados os novos trens do lote de 65 unidades que estão sendo entregues. A partir de 2019, quando as oito composições com bagageiros começarem a chegar, elas substituirão esses trens.

CPTM

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