Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
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1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
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3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Ferroviários decidem pela greve a partir de 1º de agosto

Nas assembleias realizadas na terça-feira,18, a categoria ferroviária decidiu pelo “estado de greve” até dia 31 de agosto e GREVE a partir da ZERO hora do dia 1º de agosto, em todas as linhas da CPTM se a empresa insistir em reduzir a tabela salarial atual em 3,51%.

A redução é referente ao dissidio coletivo de 2011, ou seja, de 6 anos atrás, e desde então esse valor foi incorporado aos salários dos ferroviários, passando a fazer parte do contrato, mesmo com recurso pela empresa, no TST.

Nossa defesa

O desconto, segundo ela, será feito na tabela salarial atual, em razão de entendimento de manifestação do TST, cujo recurso ainda não transitou em julgado. Para o sindicato ele é ilegal por vários motivos.

Nesse período, vários acordos coletivos foram assinados com reajustes negociados ou arbitrados pelo TRT, sem que a CPTM ressalvasse esta pendência judicial, que já estava incorporada ao contrato de trabalho dos ferroviários.

O desconto prejudica a todos, e mais ainda aqueles que ingressaram na empresa só depois de 1º de março de 2011, que nada têm a ver com este processo.

Em 2014 foi implantado um novo PCCS, quando a CPTM considerou não apenas os salários da empresa, mas os valores praticados no mercado, cuja aprovação veio dos órgãos do governo do estado. Nesse momento ela iniciou uma nova tabela, inclusive usada para publicar os valores dos salários iniciais dos seus concursos.

A decisão da CPTM vai contra a lei, pois o reajuste já constituiu direito adquirido do trabalhador ferroviário da CPTM; argumento que foi ressalvado no julgamento do TST sobre este dissídio, onde ressalta que “ficam ressalvadas situações fáticas já constituídas”.

Assessoria de imprensa do Sindicato 

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