16 de fevereiro de 2017

UNESP e CPTM lançam aplicativo sobre história da ferrovia

Utilizada pelo Expresso Turístico Jundiaí e Paranapiacaba, a primeira linha de trem de São Paulo completa 150 anos

Em comemoração aos 150 anos da primeira ferrovia de São Paulo, a Unesp em parceria com a CPTM lançará no próximo final de semana, dias 18 e 19, um aplicativo de celular que contará a história ferroviária. Com o novo recurso, os passageiros do Expresso Turístico poderão consultar durante as viagens um mapa on-line, que identificará as estações e as respectivas datas de inauguração.

O aplicativo foi desenvolvido dentro do Projeto Memória Ferroviária, da Unesp (Campus de Rosana, Assis e Bauru), coordenado pelo professor Eduardo Romero de Oliveira. Para explicá-lo, o pesquisador e criador do dispositivo, Ewerton de Moraes, fará uma apresentação no Expresso Turístico Jundiaí neste sábado, dia 18, e na viagem para Paranapiacaba no domingo, dia 19.

Os amantes da história da ferrovia também terão a oportunidade de conhecer a maquete da Estrada de Ferro Santos - Jundiaí, com elementos urbanos e rurais, a Vila de Paranapiacaba e casas padrão SPR, além da primeira locomotiva da São Paulo Railway que também compõe a maquete e ficará exposta na Estação da Luz, neste sábado, das 8h às 16h.

Batizado como “SPR 150”, o aplicativo homenageia a São Paulo Railway, companhia inglesa que operava a linha Santos – Jundiaí. Em 1992, a linha foi dividida e coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). As duas linhas também são utilizadas pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí, pela Linha 7, e Paranapiacaba, pela Linha 10. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.

Para baixar o programa, é preciso ter um celular Android e acessar o link https://drive.google.com/file/d/0B5E7KbB6rUn7Y1I5eVZTdGVJLUk/view?usp=sharing ou o QR Code na imagem abaixo.


Olhares sobre os Trilhos

Quem viajar no Expresso Turístico Jundiaí neste sábado poderá aproveitar para visitar a mostra fotográfica “Olhares sobre os trilhos”, no Complexo Fepasa localizado no município. Com curadoria de João Kúlcsar, a exposição reúne 36 imagens dos fotógrafos Cristiano Mascaro, Márcio Scavone, Roberto Linsker, Marlene Bérgamo e Márcio Scavone entre outros profissionais da Cia. de Fotos. A mostra fotográfica ficará em cartaz de 17 a 24 de fevereiro. 




Serviço

Lançamento aplicativo SPR 150
Data: 18/2, sábado (Expresso Turístico Jundiaí) e 19/2, domingo (Expresso Turístico Paranapiacaba)
Embarque sábado e domingo: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz
Retorno sábado: às 16h30 na plataforma da Estação Jundiaí
Retorno domingo: às 16h30 na plataforma de Paranapiacaba
Preço: R$ 45 (ida e volta). Os descontos podem chegar até 50% na compra de 4 passagens.

Maquete: 150 anos da SPR
Data: 18 de fevereiro
Horário: das 8h às 16h
Local: Saguão principal da Estação da Luz
Grátis

Exposição Olhares sobre os Trilhos
Data: de 17 a 24 de fevereiro
Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 9h às 13h
Local: Complexo Fepasa
End. Av. União dos Ferroviários, 1760 – Jundiaí
Grátis


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205