30 de novembro de 2011

Mecanismos de Segurança da CPTM

Quem observa os mecanismos de segurança instalados junto aos trilhos e estações de trem de uma vasta rede sob comando da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – dá-se conta de que se montou um verdadeiro micro Estado para gestão do transporte sobre trilhos.
A CPTM foi criada em 1992, desde então a empresa implantou um regime severo para o qual montou todo um aparato policial. 

Criou-se sistema de treinamento policial próprio. Com a implantação de empresas privadas de segurança para além da polícia ferroviária, mais o reforço em grades, muros e materiais de segurança, conseguiu-se praticamente eliminar as possibilidades de que qualquer pessoa conseguisse adentrar as estações sem pagar os bilhetes, o que dificultou a vida de toda uma parcela mais precária.

Cenas de seguranças com armas, passaram a ser corriqueiras. Iniciaram o combate aos vendedores ambulantes. Para tal, no entanto, não houve polícia que resolvesse sozinha, uma vez que a miserabilidade lança 50 novos vendedores onde a polícia conseguiu expulsar 10.

Assim, a CPTM teve que recorrer ela própria à venda de produtos, abrindo os espaços das estações para lojinhas. Com os usuários comprando das lojinhas oficiais conseguiram diminuir drasticamente o mercado dos vendedores não oficiais, os marreteiros. 

Para estes, restou somente a possibilidade de vender coisas não ofertadas nas estações, como cervejas, certos salgadinhos e etc., até porque os produtos oferecidos nas lojinhas acabam sendo mais baratos do que os ofertados pelos marreteiros. Curiosamente, a CPTM teve que assumir o mercado criado pelos marreteiros como forma de combatê-los.


 Hoje a CPTM mantém equipes especializadas [GAM - Grupo de Apoio Móvel], que percorrem os trens e as estações diversas vezes por dia, em toda a malha ferroviária da companhia. Vestidos à paisana, os profissionais portam-se como usuários, agindo apenas diante de anormalidades ou no flagrante de venda ilegal. Os produtos apreendidos são contabilizados, descritos em formulário próprio e encaminhados a entidades assistenciais.  Fonte: Policia Ferroviária Federal

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29 de novembro de 2011

CPTM não orientou sobre segurança, diz sobrevivente


Sobrevivente do acidente em que três pessoas morreram atropeladas por um trem entre as estações Brás e Tatuapé da linha 11-coral, na zona leste, na madrugada de anteontem, o engenheiro Cauê Arnaud Gruber, 29 anos, afirmou ontem que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deveria ter garantido a segurança do grupo.
Agora – O que aconteceu?
Cauê Arnaud Gruber - Estávamos testando um trem. A gente estava acompanhando o técnico da CPTM até a estação Engenheiro São Paulo. Eu estava caminhando, senti, não sei se uma vibração, olhei para trás e vi o farol do trem. Eu gritei para meus colegas saírem da via. Tentei puxar o rapaz que estava do meu lado pela mochila. Pulei da frente do trem, o trem bateu na minha mochila. Eu vi tudo, os corpos voando, o trem freando.
Agora – A que velocidade o trem estava?
Cauê - Com certeza estava a mais de 70 km/h, perto dos 90 km/h, que é o limite.
Resposta
A CPTM reiterou ontem as informações que havia divulgado anteontem e reafirmou que as vítimas descumpriram as normas de segurança da empresa.
A companhia informou que agora aguardará a investigação da Polícia Civil para se pronunciar novamente sobre o episódio de anteontem.
De acordo com a CPTM, a prática de andar sobre a via é proibida. A nota da companhia afirma ainda que somente funcionários que fazem serviços diretamente na linha têm permissão para transitar sobre as vias, desde que devidamente uniformizados e com a circulação de trens interrompida.
O delegado Valdir Rosa, titular da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), informou que ouviu os envolvidos, requisitou laudos do Instituto de Criminalística e que agora o caso ficará a cargo da Delegacia de Acidentes de Trabalho.

Jovem morre atropelado por trem em Brás Cubas

O jovem Douglas Pontes Lima, de 20 anos, morreu atropelado por um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã de anteontem. O acidente ocorreu por volta das 11h50, na linha férrea que corta o distrito de Brás Cubas, ao lado da avenida Anchieta. O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo, aquele em que não há a intenção de matar.

Segundo maquinista José Menino Clemente Neto, 23, ele seguia com a composição na linha um, com destino a estação Guaianazes, quando viu a vítima entrar na linha férrea e ficar de costas para o trem. Ele contou que chegou a buzinar e a acionar os freios de emergência, mas devido à proximidade com a vítima, a composição não parou a tempo. 
Há pouco mais de um mês a professora Vânia de Souza, 45, também morreu atropelada na linha férrea em Brás Cubas. Na ocasião, ela e o marido, o policial civil Edgard de Souza, 53, faziam um trabalho religioso às margens da linha férrea, quando ela acabou atropelada por um trem. (D.B.)

Mogi News

Justiça suspende afastamento de presidente do Metrô de SP


A Justiça de São Paulo suspendeu nesta terça-feira a decisão de afastar o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda.

Ele havia sido afastado por decisão da juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública, Simone Gomes Rodrigues Casoretti, no dia 18 de novembro. Na decisão, a juíza ainda determinou a suspensão dos contratos de prolongamento da linha 5-lilás --de Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin-- por suspeita de fraude na concorrência da obra, de R$ 4 bilhões.

Em decisão do dia 22, o presidente do Tribunal de Justiça, José Roberto Bedran, liberou a continuidade das obras da linha, mas manteve o afastamento do cargo do presidente da companhia.

A decisão desta terça-feira de suspender o afastamento de Avelleda é do desembargador Márcio Franklin Nogueira, relator do caso.

Na decisão, Nogueira afirma: "Não há dúvida que são fortes os indícios de fraude no procedimento licitatório. Porém, com o devido respeito à culta magistrada de primeiro grau, são necessários mais que indícios para providência de tamanha gravidade como o afastamento do Presidente de companhia como a do Metrô".

O Ministério Público afirma que vai recorrer.

INVESTIGAÇÃO
A investigação é decorrente de reportagem publicada pela Folha em outubro de 2010 revelando que os vencedores dos oito lotes estavam definidos havia seis meses.
Segundo promotores, Avelleda deve ser responsabilizado por ter levado adiante a concorrência apesar das evidências de que havia ilegalidades no processo.
Em nota divulgada na sexta-feira passada, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e o Metrô consideraram "descabido" o pedido de afastamento de Avelleda, "uma vez que a licitação não foi feita em sua gestão e que a decisão de prosseguir os contratos foi tomada por toda a diretoria do Metrô com base no processo administrativo".

A nota ainda afirma que o resultado da licitação não deu prejuízo de R$ 327 milhões, como afirma o Ministério Público Estadual. "Este cálculo, equivocado e rudimentar, parte de pressupostos errados que nunca fizeram parte deste edital. A empresa que ofereceu menor preço em diversos lotes já havia vencido a primeira licitação, realizada um ano antes, e, portanto, sabia que, pelas regras deste edital, estava impedida de ganhar novos lotes."


Uol


Cronologia dos problemas da licitação de obras

Estação Brás abriga exposição de concurso nacional de fotografia da Associação Brasileira de Linfoma

A exposição "Retratos da Vida", promovida pela ABRALE [Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia], ABRASTA [Associação Brasileira de Talassemia] e pelo SENAC, está aberta ao público no Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás [linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira] até o dia 21 de dezembro.

Ao todo, a mostra traz 27 fotos selecionadas entre cerca de três mil enviadas ao 4º Concurso Nacional de Fotografia, promovido pela ABRALE, nas seguintes categorias: público em geral, pacientes e familiares, profissionais da fotografia e da saúde.

O concurso visa premiar as fotos que melhor traduzam a visão do fotógrafo, amador ou não, quanto ao tema: vida. O material enviado pelos competidores foi avaliado e selecionado, até chegar aos três primeiros lugares de cada categoria, por grandes nomes como Astrid Fontenelle [apresentadora], Chico Audi [fotógrafo], Heródoto Barbeiro [jornalista], João Kulcsar [professor de fotografia do SENAC e curador do concurso], Maramgoni [artista plástico], Marcos Hummel [jornalista], Marcos Lopes [fotógrafo], Merula Steagall [presidente da ABRALE e da ABRASTA], Paulo Fridman [fotógrafo], Paulo Lopes [diretor de criação] e Roberto Muylaert [jornalista].

As fotos da mostra também estarão nas agendas e calendários da ABRALE, que chegam a ter por ano mais de 12 mil exemplares vendidos, cuja verba arrecadada é revertida em projetos e ações das entidades.





Fonte: CPTM

Mulher morre após ser atropelada por trem na Estação Guaianazes

Uma mulher foi atropelada por um trem na Estação Guaianazes Linha 11-Coral da CPTM na manhã de ontem dia 28/11/2011, segundo testemunhas a mulher se  jogou na via no momento que o trem entrava na plataforma. 


O resgate foi acionado, porém a mulher não resistiu ao impacto e acabou morrendo no local.

A circulação foi temporáriamente interrompida na plataforma 4,, por esse motivo os trens da Linha 11 operaram em velocidade reduzida ocasionando transtornos e aumento nos intervalos.

28 de novembro de 2011

Corpo de engenheiro atropelado por trem é enterrado na zona norte

O corpo de outra vítima do acidente será enterrado às 13h e outro permanecia no IML
O corpo do engenheiro Márcio Luiz de Souza, de 32 anos, foi enterrado às 10h desta segunda-feira (28) no Cemitério Parque Jaraguá, no km 23 da rodovia Anhanguera, na zona norte da capital. 

Leia mais notícias no R7 
Já o corpo do técnico Sérgio Eduardo Batista de Oliveira, de 40 anos, será sepultado às 13h no Cemitério Alphacampus, na estrada Velha de Itapevi, nº 498, em Jandira, região metropolitana de São Paulo. 

Apenas o corpo do espanhol José Julian de Dios Claramunt permanecia no IML Central, por volta das 11h50 desta segunda-feira. Segundo atendentes do instituto, não há informações sobre enterro e velório do rapaz.



O três foram atropelados e mortos por um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) durante a manhã deste domingo (27). Os profissionais caminhavam pela via férrea na região da estação Belém do Metrô, na zona leste de São Paulo, quando foram surpreendidos pelo veículo, que trafegava a 90 km/h. 

Outro profissional que acompanhava o grupo conseguiu se salvar e foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé com ferimentos leves.

    R7
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    CPTM: Delegacia de Acidentes do Trabalho vai apurar atropelamento

    Três trabalhadores caminhavam pelo trecho, sentido Estação Brás, quando foram surpreendidos por uma composição


     A Delegacia Especializada em Acidentes do Trabalho vai investigar a morte de três trabalhadores em uma linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O engenheiro Marcio Luis Alves de Souza, 32 anos, o técnico Sergio Eduardo Batista de Oliveira, 40 anos, e o espanhol José Julian de Dios Clarament, sem idade divulgada, foram atropelados no domingo, 27, quando faziam testes em novos trens. Outro trabalhador, Cauê Arnaud Gruber, 29 anos, sofreu ferimentos leves.

    Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia do Metropolitano (Delpom), o acidente ocorreu por volta das 4h30, perto da Estação Belém, na região leste da capital. Os quatro trabalhadores caminhavam pela linha do trem, sentido Estação Brás, quando foram surpreendidos por uma composição. Uma testemunha que estava na estação disse que chegou a ouvir a buzina do trem, mas que não houve tempo para os trabalhadores escaparem do acidente.
    A CPTM informou que os trabalhadores não usavam equipamentos de segurança e não tinham autorização para caminhar pela linha do trem. A empresa também informou que vai apurar as causas do acidente e dar suporte às famílias dos empregados.
    Das três vítimas do acidente, só o espanhol não trabalhava para a CPTM. Clarament era empregado da companhia espanhola CAF, fornecedora do novo trem que estava em testes na capital paulista. As informações são da Agência Brasil.

    Fonte: Estadão

    José Kalil Neto assume presidência do Metrô SP


    A presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) foi assumida pelo diretor de finanças da empresa José Kalil Neto, após o afastamento do executivo Sérgio Avelleda pela Justiça, por suspeita de irregularidades na licitação das obras da Linha 5-Lilás, na zona sul da capital paulista. Kalil Neto já foi diretor da empresa estadual Desenvolvimento Rodoviário (Dersa).

    A saída de Avelleda havia sido determinada pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública, em ação movida pelo Ministério Público Estadual. Decisão que foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na última sexta-feira. O TJ, no entanto, negou a suspensão das obras, que já foram retomadas.

    Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o governo do Estado vai apresentar recursos judiciais para que Avelleda volte ao cargo. Antes de assumir a presidência do Metrô no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), em janeiro deste ano, o executivo era presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde 2008, na gestão do então governador José Serra (PSDB).


    Fonte: Valor econômico 

    Pane elétrica provoca lentidão em trens da Linha 12-Safira em SP

    Segundo a CPTM, problema começou às 7h15 e foi normalizado às 9h05.
    Defeito causou maior intervalo entre as composições.


    Um defeito no sistema de alimentação elétrico da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) causou maior intervalo entre as composições e maior tempo de parada nas estações durante o início da manhã desta segunda-feira (28). De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, o problema começou por volta das 7h15 e foi normalizado às 9h05.
    Ainda segundo a companhia, os passageiros enfrentaram lentidão nas passagens dos trens, mas o problema não chegou a causar tumultos nas estações. A Linha 12-Safira liga as estações Brás a Calmon Viana.

    Fonte: G1

    Mortos realizavam testes em novos trens da CPTM

    Um técnico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e dois engenheiros foram atropelados e mortos por um trem de passageiros na manhã de hoje. Os profissionais caminhavam pela via férrea na região da Estação Belém do Metrô, na zona leste de São Paulo, quando foram surpreendidos pela viatura, que trafegava a 90 km/h. Outro profissional que acompanhava o grupo conseguiu se salvar e foi levado ao Pronto-socorro do Tatuapé com ferimentos leves.
    Os engenheiros Marcio Luis Alves de Souza, de 32 anos, José Julian de Deus Claramunt., sem idade divulgada, e Cauê Arnaud Gruber, de 29, estavam na Oficina Engenheiro São Paulo, próximo da Estação Tatuapé, realizando testes nos novos trens da CPTM, a mando da CAF Brasil, filial da matriz espanhola que fabricou e exportou os trens. Claramente, que trabalhava na sede da empresa, estava no País apenas para essa tarefa.
    Terminados os testes, o grupo teria de caminhar cerca de 800 metros para chegar à Estação Brás. Segundo informações da delegada plantonista da Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), Analice Malandrino Gomes, o grupo guiado por Sergio Eduardo Batista de Oliveira, de 40 anos, técnico da CPTM, não tinha alternativa de transporte entre as estações e, por isso, caminhava pela via. 


    Como não usavam coletes refletores, equipamento de segurança obrigatório que deveria ser emprestado pela CPTM, o maquinista Paulo Roberto Gomides, de 47 anos, não conseguiu enxergá-los na via. Tratava-se do primeiro trem com passageiros do dia, que partiu da Estação Guaianases na direção da Luz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    27 de novembro de 2011

    Um das vítimas atingidas por trem em SP é de nacionalidade espanhola

    Segundo a CPTM, grupo não seguiu normas de segurança da empresa.
    Atropelamento que resultou em 3 mortes ocorreu na Linha 11-Coral.


    De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia do Metrô, uma das vítimas atropeladas por um trem da Linha-11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na madrugada deste domingo (27), era de nacionalidade espanhola. O engenheiro Jose Julian de Dios Clarament era um dos funcionários da fabricante de trens espanhola CAF. O engenheiro Márcio Luís Alves de Souza e o técnico Sérgio Eduardo Batista de Souza são as outras duas vítimas do atropelamento.
    A CPTM informou, por meio de nota, que as três pessoas que morreram atropeladas por uma composição não seguiam as normas de segurança da empresa. Uma das vítimas era um funcionário da companhia. A assessoria de imprensa da empresa espanhola no Brasil não foi localizada pela reportagem do G1 para comentar o caso.
    Segundo a CPTM, as vítimas realizavam testes em uma nova composição. Elas estacionaram o trem na oficina que fica na região do Belém, na Zona Leste da capital paulista. Em seguida, seguiram caminhando sobre os trilhos, o que não é permitido nem mesmo a funcionários da empresa. A CPTM vai apurar o caso.
    A CPTM informou ainda que uma quarta pessoa foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ela ficou em estado de choque com o acidente e recebeu acompanhamento psicológico nesta manhã.
    " A Companhia está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança", diz a CPTM, em nota emitida nesta manhã.
    Em uma segunda nota enviada à imprensa, às 16h deste domingo, a CPTM esclareceu que o "grupo estava destacado para realizar testes em um novo trem que está sendo entregue pela empresa espanhola". Segundo o comunicado, "após o término dos trabalhos na composição, que ficou estacionada no pátio anexo ao complexo de oficinas, na região do bairro Belém, o grupo seguiu caminhando sentido Estação Brás sobre a via dos trens. Essa prática é proibida".

    A companhia ressaltou "que apenas empregados que realizam serviços diretamente sobre o leito ferroviário têm permissão para transitar sobre as vias e durante o período de execução do trabalho, devidamente uniformizados". Além disso, "outras medidas de segurança são adotadas durante as obras, como interrupção da circulação dos trens no trecho".

    Maquinista ainda tentou frear trem que matou três em SP


    O maquinista da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que dirigia o trem da Linha 11-Coral, que atropelou e matou três homens, na manhã deste domingo, ainda teria tentado frear o trem e alertar as vítimas, com a buzina do trem, segundo a assessoria da CPTM.

    No entanto, segundo a CPTM, quem está à frente do trem não escuta o barulho da composição se aproximando, porque se cria uma espécie de vácuo e o som é projetado para trás do trem. O acidente aconteceu por volta das 4h30, quando ainda era escuro e a pouca visibilidade também influenciou para que o maquinista só tenha visto as vítimas quando já estava muito perto e não havia mais tempo de frear.

    As vítimas eram funcionários terceirizados da CPTM e estavam andando sobre os trilhos entre as estações Brás e Tatuapé, no sentido estação da Luz, após trabalhos realizados nas oficinas da companhia. As três vítimas morreram no local e uma quarta pessoa, que caminhava com o grupo, mas não foi atingida pelo trem, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, acionado pela empresa.

    Em nota, a CPTM informou ainda apura o motivo do descumprimento das normas de segurança, que proíbem pedestres de andar sobre os trilhos. O caso será investigado pela Polícia Ferroviária Federal.

    "A companhia está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança", diz nota enviada pela empresa.

    Atropelados descumpriram normas de segurança, segundo CPTM

    Homens eram funcionários de empresa que prestava serviço a CPTM
    Os três funcionários atropelados por um trem da linha 11-Coral, sentido Luz, na estação Belém, na zona leste de São Paulo, por volta das 4h30 deste domingo (26), se deslocavam pela via, após término de seus trabalhos, de acordo com nota oficial divulgada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) às 9h30.

    Ainda de acordo com a empresa, os funcionários descumpriram as normas de segurança e os motivos serão apurados. 

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, outra vítima conseguiu sair antes da frente do trem antes de ser atingida, porém foi levada ao hospital Tatuapé, na zona leste, em estado de choque. Até o momento, não há informações sobre o estado de sua saúde. 

    Por volta das 9h30, os corpos estavam no local passando por perícia. 

    O caso foi registrado no Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano). 

    Leia na íntegra a nota da CPTM: 

    "A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ) informa que, neste domingo, 26, que por volta das 4h30, uma composição que circulava na Linha 11-Coral, sentido Luz, atingiu quatro pessoas que se deslocavam pela via, entre as estações Tatuapé e Brás, após término de trabalhos realizados nas oficinas da Companhia. Três pessoas faleceram no local e uma foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, acionado pela empresa. A Companhia está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança."

    Trem da CPTM atropela funcionários da empresa e mata 3 em SP


    Um trem da Companhia de Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atropelou quatro funcionários da empresa na madrugada deste domingo, na zona leste de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu por volta das 4h30, na altura do número 200 da avenida Alcântara Machado (Radial Leste), em Belém. Três das vítimas morreram.
    Segundo a CPTM, a composição circulava na Linha 11-Coral, sentido Luz, quando atingiu quatro pessoas que se deslocavam pela via entre as estações Tatuapé e Brás, após terminarem de trabalhar nas oficinas da companhia. Três pessoas morreram no local, e a quarta foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, acionado pela empresa.
    Por volta das 9h, os corpos ainda estavam às margens da ferrovia, enquanto a Polícia Ferroviária Federal - que acompanhará o caso - isolava a área. A CPTM informou que está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará os motivos do descumprimento das normas de segurança.


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    Trem da CPTM atropela quatro e mata três na zona leste

    Um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atropelou quatro pessoas por volta das 4h30 deste domingo quando circulava na Linha 11-Coral, sentido Luz, matando três delas no local.
    De acordo com o corpo de bombeiros, o acidente aconteceu na Avenida Alcântara Machado - a Radial Leste -, entre as estações Brás e Tatuapé, na zona leste. O ferido foi levado para um pronto-socorro do Tatuapé, e ainda não há informações sobre seu estado.
    As vítimas transitavam na via ferroviária após término de trabalhos realizados nas oficinas da empresa.
    Em nota, a CPTM afirma que está prestando suporte às famílias das vítimas e apurará por que foram descumpridas as normas de segurança que proíbem o trânsito nas vias

    26 de novembro de 2011

    Obras da extensão da Linha 8-Diamante não foram entregues no prazo prometido


    Estação Amador Bueno, no penúltimo dia de operação

    Por Diego Silva
    CPTM EM FOCO
    Caros leitores, no dia 30 de abril do ano passado, estávamos noticiando o encerramento das atividades na extensão operacional da Linha 8-Diamante da CPTM, que iria passar por reformas para adequação de via e reconstrução das estações (Confira clicando aqui: CPTM encerra atividades da extensão da L8). Na época, o prazo dado para toda a realização da obra era de 18 meses, ou seja, a data final para entrega de todo o sistema operacional era de 1º de novembro de 2011. Hoje, é dia 24 de novembro, e a obra não está sequer na metade. Todos os usuários que utilizavam a extensão operacional entre Itapevi e Amador Bueno estão usando ônibus gratuitos da operação PAESE, da viação Benfica. Segundo relatos anteriores, o serviço de ônibus não está sendo realizado nos melhores padrões, havendo atrasos e falta de respeito com os usuários.

    Trem série 4800 da CPTM: Serviço da extensão era o pior de toda a companhia

    Na época de nossa visita à extensão da Linha 8, encontramos um cenário de total abandono. Partindo de Itapevi, o serviço de trem era gratuito, por conta da precariedade da operação. Os trens que por ali circulavam, apelidado de ''trenzinho'' e ''jotinha'' (composições japonesas da década de 1950), baseados em aço carbono e três carros, circulavam sem oferecer qualquer tipo de conforto aos seus usuários. São muitas as histórias sobre acidentes ocorridos com aqueles trens, que hoje estão fora de serviço no pátio de Presidente Altino, em Osasco. As estações do trecho eram completamente abertas, dando acesso a qualquer um que quisesse ali entrar. Apenas em Amador Bueno, havia a presença de um vigilante. A viagem nunca ultrapassava os 25 km/h, graças ao descontrole de uma composição que perdeu os freios voltando de Amador Bueno, parando alguns metros depois de Itapevi. A vegetação estava adentrando toda a via, dando uma imagem de ainda mais abandono ao trecho.

    Outdoor na estação de Amador Bueno informava o fim das operações

    Infelizmente, a obra não foi entregue no prazo estimado. De acordo com moradores locais, o máximo que fizeram foi demolir as estações de Ambuitá, Cimenrita, Santa Rita e Amador Bueno, além de retirar a rede aérea e uma das vias. Atualmente, o trecho está sendo utilizado pelos trens cargueiros da ALL (América Latina Logística). Segundo entrevista do presidente Mário Bandeira à Revista Ferrovia, o trecho seria entregue até o final de 2012. Em outra entrevista, o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que a extensão volta em 2014. Ou seja, divergência nas informações, usuários esperando o retorno do trem e ninguem se entende de fato sobre quando o trem seguirá outra vez até Amador Bueno. Em nossa postagem sobre o encerramento das atividades, afirmamos que estaríamos em Amador Bueno no dia 1º de Novembro desse ano, para participar da entrega da nova estação e do novo trecho. Mas, por força do destino (e também por estarmos no Brasil, onde nada é feito no prazo estimado), a entrega ainda parece longe. Os usuários da extensão ainda aguardam ansiosos pelo retorno do trem (direto, até Júlio Prestes, como foi prometido), para dar mais qualidade de vida e rapidez nos deslocamentos diários.

    Novo trem série 8000 - 36 novos trens para a Linha 8-Diamante


    Texto de Diego Silva

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    Bilhete Metropolitano: falta pouco

    Foto: Ilustração 
    A implantação do Bilhete Metropolitano, que permite ao usuário do transporte público pagar uma só passagem e integrar os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos (EMTU) aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ao Metrô, deve ocorrer a partir do próximo mês nas principais estações do sistema de transporte público estadual. 

    A novidade foi anunciada ontem pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido. Ele esteve em Mogi e em Suzano para discutir a composição e outros aspectos relativos aos conselhos consultivos e câmaras técnicas de Desenvolvimento Metropolitano. 


    Embora tenha evitado citar datas ou prazos para a implantação do sistema, popularmente conhecido como "bilhete único", Aparecido confirmou que os estudos operacionais estão na etapa final e que o sistema "passou nos testes tecnológicos e jurídicos". "Os resultados foram bem satisfatórios. Agora, entramos numa fase de racionalização do sistema e que não deve ser muito longa. No entanto, é complicado estabelecer atas, mas a meta é colocar em operação a partir de dezembro em todos locais que tenham ligação com ônibus da EMTU, trens da CPTM e o Metrô", afirmou. 


    De acordo com o secretário, o valor na passagem não deve ser alterado. "Num primeiro momento, tudo permanece como está, sem aumento na passagem. Será uma tarifa única", garantiu. 


    Hoje, moradores do Alto Tietê quem utilizam a linha Coral-11 (Estudantes-Guaianases) ou Safira-12 (Braz-Calmon Viana) pagam R$ 2,90 pelo transporte ou pouco mais de R$ 3 por um coletivo dos ônibus da EMTU. Contudo, a proposta é criar um único bilhete para os três serviços : trem, metrô e ônibus intermunicipal.

    O secretário estadual reforçou que a implantação do Bilhete Metropolitano será gradativa até o segundo semestre de 2012. "O primeiro passo é agregar a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) aos trens e metrô. Depois, fazer com que o BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) também seja lido nos trens e no metrô. Isso em dezembro. Depois vem a outra fase, que é fazer com que cada município, com seu sistema local, também se integre ao BOM", detalhou



    http://www.moginews.com.br



    25 de novembro de 2011

    CPTM altera operação para obras de modernização e manutenção neste final de semana (26/11 e 27/11)

    Neste fim de semana [26 e 27], a CPTM realiza obras de modernização e intervenções de manutenção em horários e trechos específicos, alterando a circulação de trens nas linhas. Os trabalhos serão realizados em horários de menor movimentação, a fim de gerarem o menor impacto possível aos usuários. Veja como fica a operação em cada linha:

    Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato]
    Das 4h de sábado [26] até o final da operação de domingo [27], a CPTM realizará obras para a implantação do novo sistema de sinalização de via na região da estação da Luz. Por esse motivo, os trens da Linha 7-Rubi retornão da estação Palmeiras- Barra Funda. Para auxiliar no transporte dos usuários, a CPTM acionará a Operação PAESE com o Metrô.

    Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]
    Das 18h até o fim da operação comercial de sábado [26], haverá implantação de equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens entre as estações Barueri e Engenheiro Cardoso. Por conta disso, os trens circularão com maior intervalo médio.

    Linha 9 - Esmeralda [Osasco Grajaú]
    Das 18h até o final da operação comercial de sábado [26], serão realizados serviços de substituição de componentes do sistema de via entre as estações Presidente Altino e Osasco. Em razão disso, os trens retornão da estação Presidente Altino. 

    Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra]
     
    No domingo [27], das 8h às 18h, acontecem serviços de substituição de componentes do sistema de vias entre as estações Mauá e Capuava. As intervenções provocarão aumento no intervalo médio entre as composições.

    Linha 11-Coral [trecho Guaianazes-Luz]
    Das 8h às 20h de domingo [27], equipes de manutenção CPTM realizarão a substituição de componentes do sistema de vias. Por esse motivo, os trens circularão com maior intervalo médio.

    Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]
    Das 18h de sábado [26] até o fim da operação comercial de domingo [27], serão realizadas a manutenção e a implantação de novos dos equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens entre as estações Jardim Romano e Jardim Helena. Os serviços provocarão maior intervalo médio entre os trens.





    Fonte: CPTM

    24 de novembro de 2011

    CPTM tira mais um novo trem da Linha 7-Rubi e coloca em outra linha

    Trem Série 7000 da CPTM
    A CPTM [Companhia Paulista de trens Metropolitanos] ´´tirou´´ mais um novo trem que circulava á meses na Linha 7-Rubi, a composição prefixo Q12 foi transferida para a Linha 12-Safira, o trem foi transferido na calada da noite de ontem (24/11/2011), uma manobra operacional normal pois todos os trens são da CPTM uma empresa só e as composições podem circular em todas as 6 linhas de acordo com as necessidades operacionais,  porém os usuários da Linha 7-Rubi são obrigados a ter uma oferta maior de trens velhos com mais de 55 anos de uso, em 2010 o Governo prometeu 20 novos trens a linha,  chegou a ter no máximo 7 trens e hoje conta com apenas 4. 


    O primeiro trem a ser tirado da Linha 7 foi o Q39,  em maio de 2011 a composição foi entregue para a Linha 7-Rubi depois de duas semanas o trem teve os mapas trocados e foi entregue para a Linha 9-Esmeralda onde circula até hoje, O segundo foi o Q10 em Junho o trem foi entregue para a Linha 7-Rubi depois de 8 meses teve os mapas trocados e foi entregue para a 9-Esmeralda onde circula até hoje, Posteriormente o terceiro trem foi o Q40 que também foi para a Linha 9 e ontem o Q12 foi para a Linha 12-Safira.





    Conheça o novo trem Série 7000


    As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva. 

    Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema "data bus" que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.

    A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.



    Vale ressaltar que cada um tem seu ponto de vista esse é o nosso.


    Secretário promete novos trens para a Linha 7 e na realidade os trens estão sendo tirados da Linha
              


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