ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de junho de 2014

Sem acordo, metrô entra em greve nesta 5ª feira

Sindicato dos metroviários rejeitou contraproposta do governo e decidiu paralisar a circulação dos trens por tempo indeterminado

Depois de viver dias caóticos com uma greve-surpresa de motoristas e cobradores de ônibus há duas semanas, São Paulo poderá ter novos transtornos nesta quinta-feira: o sindicato dos metroviários decidiu, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, paralisar as operações nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás por tempo indeterminado.

A categoria rejeitou a contraproposta de reajuste salarial de 8,7%, apresentada pelo governo de São Paulo em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) — o sindicato exige o aumento de "ao menos dois dígitos". O piso salarial da categoria é de 1.323,55 reais. A próxima assembleia foi convocada para as 17 horas desta quinta-feira.

Desde a manhã desta quarta, os funcionários do Metrô já anunciavam a greve em vagões e terminais.

Na última semana, o sindicato chegou a sinalizar a possibilidade de liberar as catracas em vez de paralisar a circulação de trens. A ação, entretanto, foi desautorizada pelo governo paulista.

Além do reajuste salarial, o sindicato pede plano de carreira para o pessoal da manutenção e da segurança, e a participação nos resultados (PR) de forma igualitária para todos os funcionários – atualmente, a diretoria costuma ganhar uma porcentagem maior do que os demais empregados. A carta de exigências foi entregue ao governo há dois meses e foram realizadas cinco reuniões nesse período – em nenhuma delas chegou-se a um acordo.

Os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também entraram em greve na noite desta quarta-feira. A categoria reivindica reajuste de 12,9% enquanto que a empresa oferece 8%. A CET informou que o rodízio de veículos estará suspenso nesta quinta.

Fonte: Exame