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Projeto da nova Estação Osasco |
Ficando a cargo da Prefeitura, a responsabilidade de ceder a área pública e também algumas obras de adequação das vias públicas nos bairros Bonfim e Presidente Altino.
Novo visual
As obras, que mudarão o visual e a parte arquitetônica da atual estação, se integrarão também à Operação Tietê II, projeto da Prefeitura de Osasco que visa a reurbanização de toda área central de Osasco, integrando o Centro ao bairro do Bonfim e ao Conjunto Hervy.
Conforme o projeto da CPTM, além de moderna arquitetura, a nova estação ferroviária de Osasco oferecerá também conforto e segurança aos usuários.
As duas passagens subterrâneas, que hoje ligam a região central ao Bonfim e a Presidente Altino, serão substituídas por um tipo de laje coberta sobre a estação. Será uma ampla passagem com ligação direta entre esses dois bairros ao Largo de Osasco, e acesso às Ruas Antonio Agu e Primitiva Vianco.
A nova estação contará ainda com escadas fixas e rolantes, rampas e elevadores. Consta também no projeto a construção de um bicicletário com capacidade para abrigar cerca de 200 bicicletas.
A ampliação da estação Osasco, que ganhará uma nova plataforma e uma nova via férrea permitirá a redução do intervalo entre os trens que servem a uma das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Também estão previstas intervenções nas ruas do entorno e a readequação do sistema viário, além de criação de um bicicletário e novo acesso para pedestres no local. a ampliação da estação Osasco é uma demanda histórica da cidade.
Com a obra, as linhas da CPTM que servem Osasco [8-Diamante e 9-Esmeralda] poderão utilizar plataformas distintas na estação e com isso o intervalo dos trens será reduzido.
O termo de cooperação entre CPTM e Prefeitura prevê a cessão pelo município de um trecho de 9,1 metros aos longo das ruas André Rovai e Erasmo Braga, na região central, para as obras de implantação da nova plataforma. Fonte: Prefeitura de Osasco
6 comentários:
Os alunos dos cursos técnicos de Administração e de Logística da Etec "Prof. André Bogasian" visando a melhoria da qualidade de vida na região do Bonfim, onde se localiza nossa escola, estão realizando pesquisas junto aos moradores do entorno para levantar necessidades do bairro quanto aos serviços públicos voltados para a educação, saúde e segurança pública, assim como visualizar as oportunidades de novos empreendimentos comerciais para atender a população.
Prof. Arnaldo Cerioni Filho
A reforma da estação Osasco da CPTM facilitará o acesso entre as regiões do Bonfim e de Presidente Altino ao centro de Osasco e oferecerá maior segurança aos alunos e professores da Etec "Prof. André Bogasian" que diariamente transitam entre a escola e o centro de Osasco.
Finalmente, os moradores da região também poderão transitar com maior segurança para fazer suas compras no mercado municipal e demais estabelecimentos comerciais do centro da cidade através das novas passagens em construção.
Prof. Arnaldo Cerioni Filho
Etec "Prof. André Bogasian"
Pra inicio, parabéns a quem criou esse blogger. Bem interessante a maquete, o único problema é a parte operacional do sistema. Estão tirando os trens de 12 composições e colocando os de 8 com ar condicionado.Isso ñ é o suficiente pra todos os passageiros, pois, quem ñ consegue embarcar em uma composição precisa esperar o próximo trem tbm de 8 vagões acumulando passageiros na plataforma e gerando tumulto. Atrasos ocorrem por segurarem a porta ou quando o maquinista ñ consegue fecha-la devido ao excesso de pessoas. Quem entra não consegue desembarcar rápido e quem esta do lado de fora não embarca bem. O intervalo de trens continua o mesmo, ñ houve redução de uma composição para outra (média 10 minutos). Se os trens de 12 composições ñ comportam passageiros, muito menos os de 8, isso só funcionaria se o interva-lo de uma composição para outra fosse reduzido, o que na prática não ocorre.
Roberto- Osasco SP
Pois é, Roberto. Eventualmente utilizo a linha para Julio Prestes, embarcando na Estação Comandante Sampaio. O tumulto é demais. Impossível embarcar, tendo de aguardar a chegada de vários trens, até que algum possibilite o embarque. Os intervalos não mudaram. Se é para ficar assim, é melhor deixar os trens velhos, mesmo que carroças, mas, pelo menos, com 12 vagões, comportando melhor as pessoas. Rodrigo.
Outra coisa: pelo jeito não haverá integração adequada direta da estação com o Largo de Osasco? Quem sai da Estação e vai pegar ônibus no Largo, tem de atravessar a rua, onde nem faixa existe para adentrar às plataformas dos ônibus, tendo de contar com a boa vontade dos motoristas de ônibus, que param para a passagem dos pedestres. Sem contar a sujeira por ali. Olha a diferença para o Terminal da Lapa com a estação, ou o Metrô Anhangabaú com o Terminal Bandeira. Também a Estação Barueri possui melhor integração com o terminal de ônibus. Rodrigo.
Sou usuária da passagem entre Presidente Altino e Osasco. Só de pensar que não precisarei passar naquele lugar meus parabéns! Fiquei muito aliviada pois minha filha também passa pelo local, todos os dias, para ir a escola.
Márcia
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