Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

E a Linha 18 do Metrô?

Mais um ano está próximo de terminar sem que o principal projeto de Transportes e Mobilidade do Grande ABC tenha saído do papel. O início das obras da Linha 18-Bronze do Metrô, cujo contrato foi assinado em 22 de agosto de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), tem sido constantemente adiado por sucessão de versões, desculpas e burocracia.

O governo do Estado, pai da ideia, acomoda-se às circunstâncias, sacando a falta de dinheiro toda vez que a questão é levantada, especialmente por este Diário. Enquanto isso, a população sofre com a superlotação das composições da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a única opção de transporte em massa sobre trilhos na região.

É evidente que a sociedade tem plena consciência de que os R$ 4,6 bilhões exigidos para a implantação do ramal, o primeiro do Metrô fora da Capital, dificulta a execução do projeto, especialmente em plena época de crise financeira. Mas necessário dizer também que a ideia de trazer o Metrô para o Grande ABC, onde teria estações em Santo André, São Bernardo e São Caetano, começou a ser discutida muito antes de o Brasil ser surpreendido pela hecatombe financeira causada, principalmente, pelo populismo econômico dos governos petistas.

Mas a culpa, evidentemente, não deve ser atribuída exclusivamente à crise econômica. Antes de anunciar projeto de tamanho impacto na sociedade, que sempre desejou a ampliação do sistema intermunicipal sobre trilhos, Alckmin deveria ter se cercado de cuidados para evitar frustrar os moradores do Grande ABC. Garantir os recursos previamente evitaria o desgaste atual – embora a demora ocasionada por tal cuidado pudesse atrapalhar a obtenção de votos gerados por obra dessa magnitude.

Que em 2017 a promessa avance além das boas intenções de praxe. Desde que a proposta foi anunciada, houve muito discurso e pouca ação. É hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Para que se tenha resposta mais plausível quando alguém perguntar sobre o Metrô do Grande ABC.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2498639/e-a-linha-18-do-metro 

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