Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Futura Estação Orfanato da Linha 2-Verde do Metrô

Projeto da Estação Orfanato da Linha 2-Verde do Metrô
Estação Orfanato 


A Estação Orfanato é uma estação em obras da Linha 2 do Metrô de São Paulo. Faz parte do projeto de expansão da Linha 2 Verde entre Vila Prudente e Dutra (Guarulhos), com previsão de inauguração para meados de 2026.


História

O primeiro projeto projeto para uma estação na rua do Orfanato surgiu em meados da década de 2000 como parte do projeto "Rede Distributiva" da Companhia do Metropolitano de São Paulo. No final da década de 2000 o projeto foi modificado, porém manteve a estação Orfanato. Foi aprofundado em 2012, quando foi apresentado ao público. Logo após, o governo do estado publicou os decretos de desapropriação das áreas necessárias para a construção das estações, incluindo Orfanato. Divididas em 8 lotes, as obras da expansão foram licitadas em setembro de 2014.

A estação Orfanato faz parte do Lote 3 (ao lado da estação Água Rasa e seus respectivos poços de ventilação), vencido pela construtora Mendes Junior. Por conta da Crise político-econômica no Brasil desde 2014, a ordem de serviço para o início das obras foi suspensa entre 2015 e 2019, tendo sido realizados apenas serviços de demolição das áreas desapropriadas, iniciados em setembro de 2017.

O longo período de paralisação fez com que as áreas causassem degradação urbana no entorno das futuras estações (incluindo Orfanato), gerando reclamação dos moradores da região e expectativa pela retomada das obras.

Apesar disso, os projetos de implantação e arquitetônicos foram desenvolvidos durante esse período pela empresa Infra7 Engenharia e pela Mendes Junior.

Após quase seis anos suspensa, a ordem de serviço foi dada em 17 de janeiro de 2020.

Fonte: Wikipédia

Mapa das novas estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha da Linha 2-Verde em construção.

Jan/2020


Notícias sobre as novas estações


Governo de SP implantará oito novas estações na Linha Verde do Metrô

As novas paradas serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Obras devem ser entregues em 2026

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que irá ampliar a Linha 2 – Verde do Metrô, que vai da estação Vila Madalena até a Vila Prudente. A previsão é de que sejam implementadas oito novas estações, com 8,3 quilômetros adicionais de extensão. Será construída, ainda, interligações com a Linha 3 – Vermelha do Metrô e a linha 11 – Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

As novas paradas serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.

As obras receberão investimento de R$ 6 bilhões oriundos do governo estadual. O valor inclui as desapropriações necessárias e a compra de 22 novos trens. Os trabalhos deverão ser concluídos em 2026. Mais de 300 mil passageiros por dia deverão utilizar a Linha Verde após sua expansão, totalizando 1 milhão de usuários diariamente.

Após a conclusão das obras, a Linha 2 – Verde deverá ser a mais extensa do metrô de São Paulo, com 23 quilômetros de trilhos e 22 estações, ligando a Vila Madalena à Penha. Seu trajeto, ao todo, se conectará com as linhas Azul, Amarela, Vermelha e Lilás do metrô, além das linhas Prata e Coral da CPTM.