5 de fevereiro de 2019
Falha humana causou acidente no monotrilho segundo laudo
Laudo define como uma ação humana, a causa do acidente
O Metrô por meio de nota a imprensa divulgou nesta terça (05), um laudo da comissão de segurança do Metrô, onde uma ação humana, ou seja, por um funcionário, teria causado o acidente no monotrilho da Linha 15-Prata, na noite do dia 29 de Janeiro. Na ocasião dois trens colidiram de frente na estação Jardim Planalto, que ainda não está em operação comercial. Ninguém ficou ferido.
O laudo aponta que a chamada ação humana deixou o trem de prefixo M22, inviável ao sistema de controle e sinalização dos trens (CBTC) e com isto o outro trem envolvido no acidente o M23, não identificou o outro trem no local e por isto o acidente não pode ser evitado, apesar de a ação de um funcionário no trem M23 evitou um acidente ainda pior, pois o mesmo ativou os freios de emergência do trem.
O Metrô ainda afirmou que todos procedimentos de operação dos trens no monotrilho, passarão por uma revisão rigorosa para evitar novos acidentes.
Confira a nota do Metrô abaixo:
"A ação humana tornou o trem M22, que estava estacionado na plataforma da estação Jardim Planalto, invisível ao sistema de comunicação e sinalização (CBTC), causando a colisão com o trem M23.
Todos os procedimentos de atuação do quadro operativo da Linha 15-Prata, principalmente aqueles que envolvem segurança, passarão por uma revisão rigorosa, com o objetivo de mitigar novas ocorrências."
Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM