Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de agosto de 2017

Linha 7-Rubi: Nota atualizada sobre o descarrilamento

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que, por volta das 23h15 desta quinta-feira (17/08), um comboio com cinco locomotivas de carga da empresa MRS descarrilou entre as estações Baltazar Fidelis e Francisco Morato, na linha 7-Rubi (Luz -Jundiaí), interrompendo a circulação de trens entre as duas estações.

Portanto, nesta sexta– feira (18/08), a operação na linha 7-Rubi está sendo realizada somente entre as estações Luz e Baltazar Fidélis e entre Francisco Morato e Jundiaí. A CPTM acionou a operação Paese que disponibilizou 57 ônibus gratuitos para o transporte dos usuários entre as estações Francisco Morato e Franco da Rocha.

Os usuários estão sendo orientados pelo serviço de som das estações e trens e pelas redes sociais.

Equipes de manutenção da CPTM e da MRS estão trabalhando no local para encarrilar todas as locomotivas. A Companhia vai apurar as causas do acidente.

Cabe salientar que o compartilhamento das linhas da CPTM entre trens de passageiros e de carga é determinado pela legislação federal (decreto 1832, de 1996) devido à inexistência de uma via exclusiva para transporte de ferroviário de carga, de responsabilidade da União.

A maior concentração das viagens dos trens de carga, cerca de 60%, ocorre no período noturno e na madrugada dos dias úteis ou aos sábados e domingos, quando o fluxo de passageiros é menor, mas também existem faixas para circulação de trens menores durante o período diurno. A CPTM não permite a circulação de trens de carga durante os horários de pico.

Somente depois que o Governo Federal construir o ferroanel as linhas da CPTM poderão passar a ser usadas exclusivamente para transporte de passageiros, o que vai sanar um gargalo logístico e possibilitar que o serviço aos milhões de cidadãos que usam os trens da Companhia diariamente seja aprimorado.

Vale ressaltar ainda que o Governo de São Paulo está fazendo sua parte para a execução do ferroanel. A Dersa já está finalizando o projeto de engenharia, realizando as audiências públicas para aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e executando as obras comuns do ferroanel nas obras do Rodoanel Norte.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos