Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de junho de 2017

Metroviários ameaçam parar na sexta contra reformas do governo federal

Os metroviários de São Paulo ameaçam fazer uma paralisação na próxima sexta-feira (30) contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas do governo federal. Se confirmada, essa será a terceira vez no ano que os funcionários do Metrô paulista param de trabalhar.

O indicativo de greve foi aprovado pela categoria em assembleia realizada na última quinta-feira (22). Uma nova reunião será realizada nesta quinta (29) para confirmar a decisão e definir se será uma paralisação de uma ou de 24 horas. Nas últimas vezes, a paralisação foi de um dia.

O Metrô paulista tem cerca de 9.200 funcionários, sendo que dois terços deles estão diretamente envolvidos na operação dos trens e estações, e transporta cerca de 4 milhões de pessoas (média mensal de 2016) pelas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha, 5-lilás e 15-prata.

Apenas a linha 4-amarela, que liga a Luz ao Butantã e é administrada pela empresa ViaQuatro, deverá continuar a operar normalmente em caso de paralisação da categoria.

Os metroviários já realizaram duas paralisações em 2017: uma no dia 15 de março e em 28 de abril. Em ambas, os funcionários do Metrô apoiaram greve geral convocada por centrais e movimentos sociais contra as reformas da Previdência e das leis trabalhistas.

Diferente dos protestos anteriores, os ônibus e a trens não deverão ser afetados pela paralisação desta sexta. O Sindmotoristas (sindicatos dos motoristas e cobradores de ônibus) e os sindicatos Sorocabana e Central do Brasil (que representam funcionários das linhas 8, 9, 11 e 12 da CPTM) dizem que não devem parar.

Apenas o Sindicato dos Ferroviários de SP, que representa funcionários que atuam nas linhas 7 e 10 da CPTM devem realizar ainda uma assembleia para definir se vão aderir ou não à paralisação. A reunião está prevista para a noite desta quinta (29).

EDUCAÇÃO

A Apeoesp (sindicato dos professores estaduais) também convocou os professores de todo o Estado para aderir a paralisação desta sexta.

Segundo o próprio sindicato, por ser final de semestre, já são pouco os professores que estão com aluno nas salas de aula, mas a recomendação foi feita para que os docentes parem e participem dos protestos previstos para o dia. Na capital paulista, a Apeoesp deve participar do protesto programado para as 14h na avenida Paulista.


Folha http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/06/1896732-metroviarios-ameacam-parar-na-sexta-contra-reformas-do-governo-federal.shtml