Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de setembro de 2015

Tatuzão inicia construção do túnel entre a futura estação Hospital São Paulo

Nesta sexta-feira, dia 4, a tuneladora Shield, também conhecida como "Tatuzão", partirá da futura estação Hospital São Paulo rumo à nova Estação Santa Cruz, continuando a escavação do túnel nas obras de extensão da Linha 5-Lilás do Metrô.

Essa máquina Shield, uma das três que estão em operação nas obras, é responsável pela construção do túnel no trecho entre o Poço Bandeirantes e a Estação Chácara Klabin. Desde que começou os trabalhos, já passou pelas estações Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor deixando prontos 3,38 km do túnel de um total de 5,74 Km com a instalação de 2.254 anéis de revestimento estrutural.

A tuneladora, que tem uma roda de corte com 10,58m de diâmetro, 75m de comprimento e pesa 1.900 toneladas, tem a capacidade de escavar 15 metros por dia,  em média, e ao mesmo tempo em que perfura o solo instala o revestimento estrutural do túnel.

É a primeira vez na história do Metrô que três tuneladoras trabalham simultaneamente em uma mesma linha. As outras duas máquinas estão em operação no lote 3, escavando um trecho de 4100 metros. Até o momento, uma delas escavou 2.925 metros e, a outra, 3.340 metros.

Prolongamento da Linha 5-Lilás gera 5.500 empregos

Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Esse empreendimento gera 5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa linha quando a operação for plena.

Tráfego de veículos na Rua Pedro de Toledo, próximo à Av. Rubem Berta, será alterado

A partir das 22h desta sexta-feira, dia 4, até as 4h da terça-feira, dia 9 de setembro, durante a Partida do Tatuzão, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditará, na região do Ibirapuera,  a Rua Pedro de Toledo, entre a Rua Napoleão de Barros e Rua dos Otonis. A Rua Varpa também será interditada junto a Rua Pedro de Toledo.  

A orientação aos motoristas e a sinalização viária no local durante a interdição ficarão a cargo da CET, assim como as orientações sobre mudanças de itinerários dos ônibus coletivos municipais, a cargo da SPTrans (São Paulo Transporte).