Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Primeira estação da Linha 6-Laranja do Metrô começa a ser construída

Estação na Freguesia do Ó vai integrar trecho que ligará a Brasilândia ao Centro

O governo de São Paulo deu início nesta terça-feira (22) à construção da Estação Freguesia do Ó, que vai integrar a Linha 6-Laranja do Metrô e ligar a Brasilândia ao Centro de São Paulo, até a estação São Joaquim.

Com área total construída de 11.560 m² e quatro andares subterrâneos, a estação será a primeira desta nova linha a ser erguida e já gerou 200 novos postos de trabalho. No pico da obra, previsto para acontecer entre 2017 e 2018, serão oito mil novos postos de trabalho diretos.

A execução da obra será feita pela Concessionária Move São Paulo. Nesta primeira etapa, que deve durar 14 meses, serão realizadas a escavação e contenção dos poços. O próximo passo é a escavação do corpo da estação. Só então é que a estação Freguesia do Ó vai receber a passagem do shield, máquina apelidada de tatuzão e que será responsável pela abertura do túnel para os trens.

"Esta obra tem uma PPP [Parceria Público Privada] integral. A concessionária fica responsável por todos os passos. Desde a construção da linha, compra de trens, sinalização e operação", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "São 25 anos de concessão. Sendo 5 para contrução e o restante para operação", disse.

A Linha 6-Laranja é um projeto de alta complexidade e o sistema que se apresenta como a melhor alternativa para as necessidades de São Paulo em termos de mobilidade urbana. "A linha 6 terá capacidade para atender 600 mil passageiros/dia. Só aqui na estação da Freguesia do Ó serão 15 mil usuários/dia", explicou o governador.

Com investimento de R$ 9,6 bilhões, a linha será totalmente subterrânea e deverá transportar 633 mil pessoas por dia entre as regiões Noroeste e Centro de São Paulo. Serão 15,3 quilômetros subterrâneos, com 15 estações localizadas em uma área urbana bastante populosa.

As estações serão Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista, São Joaquim.

Do Portal do Governo do Estado

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm