Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de novembro de 2014

Linha 11-Coral-Expresso Leste da CPTM ganha dois novos trens

Trens série 9000 possuem o que há de mais moderno; Governo do Estado também investe na modernização das estações

Foram entregues nesta terça-feira, 4, dois novos trens para a Linha 11-Coral-Expresso Leste (Luz-Guaianazes) da CPTM. "[São trens] 0 km, com ar condicionado, motorização maior, câmeras de vídeo, vagão contínuo, o que há de mais moderno. Cada trem possui oito carros, então teremos 16 carros a mais a partir de hoje", disse o governador Geraldo Alckmin. Os novos trens série 9000 contam com toda acessibilidade: sinalização visual para identificação de assentos preferências, mapa dinâmico, áudio e espaço para cadeirantes.

A CPTM também está investindo na modernização da infraestrutura, como é o caso dos sistemas de sinalização e reconstrução de estações. Somente na Linha 11-Coral, os investimentos previstos para este ano são de cerca de R$ 90 milhões. "Esta linha, que vai para a zona leste, se a gente computar até Mogi é a maior linha da CPTM, transporta 750 mil passageiros por dia, então é um grande ganho", complementou.


Além disto, toda a frota da CPTM está sendo renovada. Desde 2006, 104 novas composições já entraram em operação e mais 65 novos trens foram encomendados pelo Governo do Estado. "Será o carrossel mais rápido do mundo, acomodando mais passageiros, mais trens, diminuindo a lotação. E aqui na Luz nós vamos fazer mais uma passarela, vamos pedir autorização e distribuir melhor o fluxo", destacou Alckmin.


Do Portal do Governo do Estado