Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de junho de 2014

Linha de ônibus que liga metrô a aeroporto tem baixa adesão em SP

A primeira linha de ônibus na cidade de São Paulo a ligar o aeroporto de Congonhas ao metrô ainda está com baixa adesão. A integração foi inaugurada há nove dias.

O diretor de planejamento e projetos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Tadeu Leite Duarte, afirma que a linha transporta cerca de 1.200 passageiros por dia. "Ela tem a capacidade de levar até 8.500 [pessoas] durante a Copa do Mundo", disse.

Segundo ele, a intenção também é suprir a falta de uma estação do metrô que chegue até o aeroporto. "Se ela se demonstrar útil depois disso tudo aqui [Copa], por que não mantê-la enquanto o metrô não chega?", pondera.

O projeto, idealizado para atrair o paulistanos e turistas ao transporte público, foi implantado uma semana após a inauguração do "Expresso da Copa" (trem que vai direto da estação da Luz a Itaquera).
A linha de ônibus faz o percurso entre a estação São Judas, da linha 1-azul do metrô, e o aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade.

Na primeira semana de implantação, a linha teve baixa adesão, mas aos poucos quem mora ou trabalha na região vai conhecendo a novidade. O taxista Benedito de Araújo afirmou ter feito uma das viagens sozinho.
Segundo o diretor da CET, o aeroporto de Congonhas sempre foi conhecido por ser um ponto de parada para a elite, onde as pessoas chegam de táxi, carro ou ônibus fretado, e isso deve ser mudado.

A passageira Sônia Fernandes disse que a linha poderia ter sido implantada antes. "O que já deveriam ter feito há tanto tempo estão fazendo apenas porque vai vir estrangeiro [ao Brasil]."

Motoristas ouvidos pela Folha afirmam que o trajeto do aeroporto à estação é feito em, no máximo, 15 minutos. O caminho de volta demora aproximadamente 30 minutos. O itinerário inclui as avenidas dos Bandeirantes, Jabaquara e Washington Luís.

FELIPE SOUZA
DOUGLAS LAMBERT
DE SÃO PAULO

Fonte: Folha de São Paulo