9 de novembro de 2011

Brasil representa 30% do faturamento da CAF


Novos trens da CPTM na fábrica da CAF em Hortolândia SP

A unidade brasileira da CAF se tornou a filial número 1 da fabricante espanhola de trens. A empresa conta com 77 TUEs em carteira e já produziu 65 trens, somando 142 unidades. “Esses contratos todos representam 30% do faturamento mundial da CAF”, explica o gerente comercial da CAF Brasil, Ricardo Sanches.

A empresa já conclui a fabricação de três dos 36 trens da PPP da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um trem já foi entregue e outros dois estão em fase final de testes.  

A CAF também tem em carteira o fornecimento de 15 trens para Recife – o contrato está em fase final de projeto e o primeiro trem está previsto para ser entregue em novembro de 2012. E também o fornecimento de 26 trens para a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, que está em fase inicial de projeto e as entregas começam em 2013.

A CAF já concluiu o fornecimento de 65 trens para São Paulo. Deste montante, 40 foram entregues para a CPTM e estão sendo utilizados nas linhas; outros 8 estão sendo fornecidos para a Linha 10-Turquesa também da CPTM; e 17 trens estão circulando nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô.

Segundo Sanches, a empresa detém 80% do mercado de carros de passageiros do país. Os trens estão sendo fabricados na unidade de Hortolândia, inaugurada em março de 2010. Um ano depois, a empresa concluiu a ampliação da fábrica, passando de 42 mil metros quadrados para 54 mil metros quadrados.
Trem fabricado pela caf Série 7000 da CPTM

Trem fabricado pela CAF  Série 7500 da CPTM
Trem fabricado pela CAF Série 8000 para a CPTM

Trem fabricado pela CAF para o Metrô SP
Texto: RF
Fotos: Ricardo Guimarães