CPTM parabeniza seus 1.400 maquinistas nesta segunda-feira (17/10)


O maquinista comemora seu dia nesta segunda-feira (17/10). A profissão teve origem em 1804, com a invenção da primeira locomotiva a vapor pelo engenheiro inglês Richard Trevithick.

Na CPTM, são cerca de 1.400 profissionais, distribuídos pelas seis linhas, que têm a tarefa de conduzir o trem com segurança e dentro do horário previsto, em cerca de 2.500 viagens todos os dias.

Entre as atribuições da função do maquinista estão o controle de velocidade do trem, a abertura e o fechamento de portas, comunicação com os passageiros e com o CCO, constatação de falhas ou avarias do equipamento, entre outros. Além disso, ele auxilia na realização de testes e manobras e elabora relatórios das viagens realizadas.

Parabéns a esses profissionais que orgulham a CPTM ao contribuírem com o transporte de cerca de 2,5 milhões de usuários diariamente.

História

No Brasil, a profissão chegou em 1854, com a implantação da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis. Batizada de Baronesa, a locomotiva a vapor fez sua primeira viagem num trecho de 14,5 km entre a Baía da Guanabara e a Raiz da Serra, no Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos, a profissão acompanhou a evolução do setor ferroviário e, no lugar de alimentar fornos com carvão, os maquinistas precisam conhecer a avançada tecnologia dos trens atuais.


Um comentário:

  1. Ricardão boa noite! Hoje é dia do maquinista da marinha o nosso dia é: 20 de outubro, é comemorado o dia do maquinista ferroviário em todo o estado de São Paulo, de acordo com o Decreto Lei nº 11.048, de 2002.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas