A cidade de Caieiras espera há anos a construção do viaduto sobre a linha férrea. Quando a CPTM iniciou a construção, a previsão de entrega da obra era para final de 2010, prazo este que foi prorrogado para final do primeiro semestre de 2011.
O que se observa é uma obra parada, com pouquíssimos funcionários trabalhando. O jornal Folha Cidadã entrou em contato com a Assessora de Imprensa da CPTM, Maria Aparecida Lage, que nos informou que a atual fase da obra não necessita de muitos funcionários e que a finalização depende de uma nova licitação."A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que as obras do viaduto Caieiras não estão paradas.
A fase atual é de lançamento de vigas (longarinas) da superestrutura do viaduto, atividade que requer o uso de equipamentos e mão de obra específica. Por esse motivo, o quadro de operários foi reduzido. O próximo passo será a execução do tabuleiro (laje do viaduto).
Cabe esclarecer que a construção do sistema viário de Caieiras, no qual está incluso o viaduto, é uma obra complexa que está sendo realizada em duas etapas.
A primeira fase priorizou a implantação da estrutura do viaduto.Para atender a segunda etapa, a CPTM já está preparando uma nova licitação que contemplará os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação e iluminação do sistema viário, do qual o viaduto faz parte.", resposta dada pela assessora. Fonte: Folha Cidadã
Foto: Ricardo Guimarães