30 de abril de 2011

CPTM acelera para diminuir espera


Trabalho em dobro: troca da sistema de sinalização está sendo feita nos 220 quilômetros da rede ferroviária de madrugada e aos fins de semana, quando o fluxo de passageiros é menor
O coordenador financeiro Luiz Carlos Teixeira, de 50 anos, demora cerca de 20 minutos para chegar ao trabalho. Ele vai do Jaraguá, na Zona Norte, onde mora, para a Barra Funda, na Zona Oeste, onde trabalha, de trem. "Se eu for de carro, demoro o dobro do tempo, além de gastar muito mais com gasolina e estacionamento. Por isso, ele fica na garagem", afirmou.


Mas muito em breve essa rotina de Teixeira deve mudar. E para melhor. O tempo que ele demora para chegar ao trabalho deve ser reduzido em até 15%. A previsão é que ele demore no máximo 15 minutos para percorrer as cinco estações entre o Jaraguá e a Barra Funda. "Vai ser muito melhor", disse.


O motivo na redução do tempo de percurso é o investimento de cerca de R$ 1 bilhão que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) faz atualmente para trocar o sistema de sinalização dos 220 quilômetros da rede ferroviária, entre outras melhorias.


A nova tecnologia de controle da comunicação entre os trens, chamada em inglês de Communication Based Train Control (CBTC), vai permitir o aumento da velocidade, a diminuição da distância entre uma composição e outra e a consequente redução do tempo de espera na plataforma. Ou seja, em menos de dois anos os trens da CPTM vão ter o mesmo padrão de circulação do metrô.


"Essa é a nossa missão. É a determinação que todos nós, funcionários e o governo, buscamos todos os dias: termos o mesmo padrão de qualidade do metrô", disse o gerente de circulação e controle operacional da CPTM, Francisco Pierrini.Para instalar o novo equipamento, funcionários estão trabalhando de madrugada e aos fins de semana e feriados, quando o fluxo é menor.


 As adequações no sistema de sinalização estão sendo feitas simultaneamente em toda a rede, mas em algumas linhas o trabalho já está adiantado, como na Linha 9-Esmeralda, que fará conexão com a Linha 3-Amarela do metrô em maio.Simulador de operação de trem para reciclarA CPTM começou utilizar um simulador de operação de trens com tecnologia de ponta para formar, capacitar e reciclar maquinistas e funcionários da área operacional. 


O equipamento, similar aos usados na aviação e no automobilismo, será apresentado oficialmente amanhã pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.2,4milhões de pessoas usam todos os dias os trens da CPTMComposições antigas serão substituídasAs composições antigas que ainda são usadas pela CPTM serão trocadas pelas novas que o governo comprou. 


Ainda faltam 50 trens para serem entregues do total de 103 adquiridos. Funcionários e usuários do sistema ainda resistem em usar os trens novos, que geralmente dão mais problemas técnicos do que os antigos, que são mais resistentes.3,3milhões de pessoas deverão usar o sistema até 20141.578câmeras de vídeo monitoram todas as estações da CPTM  Fonte: Diário SP  Foto: Ricardo Guimarães