21 de março de 2013

Obras de modernização alteram a circulação de trens [23 e 24 de março]

Neste fim de semana [23 e 24 de março], a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] intensificará as obras de modernização do sistema, com interrupções na circulação das linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 11-Coral Expresso Leste [Luz - Guaianazes].

Na Linha 11-Coral, o serviço Expresso Leste, que atende o trecho entre as estações Luz e Guaianazes, ficará interrompido durante todo o domingo. O PAESE [Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência] será acionado e ônibus gratuitos percorrerão o trajeto entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes. Para seguir viagem entre Corinthians-Itaquera e Brás, será necessário fazer a transferência gratuita para os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô. Os usuários com destino à Estação da Luz, deverão desembarcar no Brás e transferir-se para a Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra] que atenderá a estação da Luz, em caráter excepcional.

Outra alternativa para a ligação entre o centro de São Paulo e estações do trecho Guaianazes - Estudantes é utilizar a Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana], que operará normalmente. Em Calmon Viana, os usuários poderão fazer a transferência para a extensão da Linha 11-Coral.

A Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] também ficará parcialmente interrompida durante todo o domingo, entre as estações Luz e Perus. Os usuários serão atendidos por ônibus gratuitos do PAESE, que farão o trajeto de Palmeiras-Barra Funda a Pirituba e Perus.

Na Barra Funda, os ônibus partirão da rua Professor Wilfrides Alves de Lima, entre a av. Auro Soares de Moura Andrade e a rua Tagipuru. De lá, seguirão até as proximidades da estação Pirituba. O ponto de conexão estará localizado na pista lateral da av. Raimundo Pereira de Magalhães, esquina com a av. Paula Ferreira [ao lado do viaduto]. Já em Perus, o embarque e o desembarque serão feitos na rua Crispim do Amaral. Os ônibus farão parada somente para desembarque no trecho entre os pontos de conexão.

Para utilizar os coletivos, será necessário retirar senha na área interna das estações do trecho interrompido. O acesso à estação Palmeiras-Barra Funda, para quem vem da região central de São Paulo, deverá ser feito pela Linha 3-Vermelha, do Metrô. Entre Perus e Jundiaí, a circulação ocorrerá com maior intervalo.

Confira a programação para as demais linhas que irão operar com maior intervalo entre as composições:

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, durante toda a operação comercial, haverá intervenções no sistema de alimentação elétrica dos trens na região de Jandira, com impacto nos intervalos praticados entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: no sábado, das 20h até o encerramento da operação comercial, ocorrerão obras no sistema de alimentação elétrica dos trens entre Granja Julieta e Morumbi. Durante todo o domingo, os serviços serão estendidos ao trecho até a estação Santo Amaro.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: no sábado, das 18h até o encerramento da operação comercial, os serviços estarão concentrados na via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes.

Excepcionalmente, durante esse período, a Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra] operará até a Estação da Luz.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: das 18h de sábado até à meia-noite de domingo, serão realizadas obras na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, nas imediações da estação Suzano.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM