A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, venceu o processo competitivo de otimização do contrato da rodovia Fernão Dias (BR-381), que conecta São Paulo a Belo Horizonte e atravessa a região bragantina e o sul de Minas Gerais. O novo contrato, válido por 15 anos, prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões em obras, modernização e melhorias, segundo o Ministério dos Transportes.
Com essa vitória, a Motiva reforça sua presença em São Paulo, faz sua estreia em Minas Gerais e ainda consolida sua liderança nacional no setor. Após a assinatura do contrato, prevista para 2026, e a incorporação dos 569 km da Fernão Dias, o portfólio da Motiva Rodovias deve passar dos atuais 4,475 mil km para cerca de 5,044 mil km, tornando a empresa líder também em extensão de vias administradas. Hoje, ela já ocupa o topo do ranking em faturamento.
Segundo Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias, esse avanço está totalmente alinhado à estratégia de crescimento da companhia. Ele explica que a concessão da BR-381 gera sinergias com outras operações em São Paulo e marca a entrada da empresa num mercado relevante e resiliente, como anunciado no Capital Markets Day deste ano.
Para garantir a vitória no leilão promovido pela ANTT na B3, em São Paulo, a Motiva apresentou um desconto de 17,05% sobre a tarifa básica de pedágio de R$ 0,03879 por km (base março de 2023). Este é o segundo projeto de rodovias conquistado pela companhia em 2025. Em maio, a Motiva venceu também a otimização contratual da BR-163, no Mato Grosso do Sul, administrada pela Motiva Pantanal.
Obras e melhorias
Os investimentos previstos incluem ampliação de capacidade com 108,31 km de faixas adicionais, novas vias marginais, dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, correções de traçado, melhorias no pavimento e construção de passarelas, passagens de fauna e novos acessos. As obras devem gerar cerca de 137 mil empregos entre diretos, indiretos e aqueles impulsionados pelo efeito-renda.
Os motoristas que utilizam tag terão um desconto adicional de 5% nas tarifas. Já os usuários frequentes de veículos de passeio poderão contar com o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor pago por quem usa o mesmo trecho diariamente dentro de um mesmo mês. Outra novidade é a inclusão do projeto no Programa Carbono Zero, obrigando a empresa a adotar medidas de neutralização de emissões de gases de efeito estufa.
Investimento recorde em rodovias
A Motiva executa atualmente um plano de investimento de R$ 55 bilhões em seu portfólio de rodovias, sem contar os R$ 9,4 bilhões destinados à Fernão Dias. Entre as principais obras em andamento estão a ampliação da Via Dutra na região de São José dos Campos, a modernização da Serra das Araras no Rio de Janeiro, que já ultrapassou 50% de execução, e a duplicação da Rodovia Raposo Tavares entre Mairinque, Sorocaba e São Roque.
Também estão em curso a duplicação da BR-386 no Rio Grande do Sul, o recapeamento de todo o Sistema Anhanguera-Bandeirantes entre São Paulo e Cordeirópolis, e a modernização da Rio-Santos (BR-101) entre Ubatuba e o Rio de Janeiro. Em 2025, começaram as obras das concessões Sorocabana, Motiva Pantanal e PRVias, que juntas somam R$ 29,2 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.
A Motiva opera concessionárias em vários estados: AutoBAn, Rodoanel, SPVias, RioSP, Renovias e Sorocabana em São Paulo; PRVias no Paraná; ViaSul no Rio Grande do Sul; ViaCosteira em Santa Catarina; ViaLagos, ViaRio e RioSP no Rio de Janeiro; Motiva Pantanal no Mato Grosso do Sul; e, em breve, a Fernão Dias em Minas Gerais. No total, são 13 concessionárias.
Ao somar suas três plataformas — Rodovias, Trilhos e Aeroportos — a Motiva conduz um programa recorde de R$ 58 bilhões em investimentos, o maior de sua história.
Sobre a Motiva
A Motiva é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil e atua em rodovias, trilhos e aeroportos. São 37 ativos em 13 estados e 16 mil colaboradores. Na malha rodoviária, são 4.475 km administrados e cerca de 3,6 mil atendimentos diários. No transporte sobre trilhos, seus sistemas de metrô, trem e VLT somam 750 milhões de passageiros por ano. Em aeroportos, são 20 unidades no Brasil e três no exterior, totalizando aproximadamente 45 milhões de clientes ao ano. A empresa foi a primeira a abrir capital no Novo Mercado e integra há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.