Operação especial do transporte sobre trilhos no feriado da Consciência Negra em São Paulo

As empresas do transporte metropolitano de São Paulo preparam um esquema especial para o feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Tanto a CPTM quanto o Metrô terão ajustes na operação entre os dias 20 e 21 para garantir um atendimento confortável e seguro ao público.

Na quinta-feira, 20, as linhas da CPTM seguirão a programação típica de domingo. Na sexta-feira, 21, os trens voltam a operar como em um dia útil normal. A companhia também manterá equipes monitorando a demanda para liberar composições extras, caso o movimento aumente.

No Metrô, a quinta-feira terá operação de feriado em todas as linhas, enquanto a sexta volta ao padrão de dia útil. Por conta do festival Cena 2k, que acontece na Neo Química Arena entre os dias 21 e 24, as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim permanecerão abertas 24 horas. Nas demais estações do Metrô e da CPTM, a circulação durante a madrugada será exclusivamente para desembarque.

O embarque de bicicletas também está liberado. Aos sábados, domingos e feriados, é permitido levar bikes convencionais ou elétricas de tamanho equivalente tanto na CPTM quanto no Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade. De segunda a sexta, esse embarque pode ser feito entre 10h e 16h e depois das 21h até o fechamento da operação. As bicicletas devem ser levadas sempre no último carro e há limite de quatro por viagem.