GOL anuncia contratação de 30 novos pilotos por mês até o fim de 2025

Nova turma de comandantes da GOL se reúne para a primeira cerimônia de elevação de nível do ano, que contou com 29 novos comandantes.

A GOL Linhas Aéreas anunciou que vai contratar cerca de 30 copilotos por mês até o final de 2025, em um movimento de expansão de suas operações. O plano faz parte do programa estruturado de contratação da companhia, que prevê a entrada de, em média, um novo piloto por dia por meio do banco de talentos da empresa.

Além das novas contratações, a GOL também promoveu 116 copilotos a comandantes desde o início do ano. Atualmente, a companhia conta com aproximadamente 840 copilotos e 900 comandantes em atividade, o que reforça o fortalecimento do chamado "Time de Águias", como são conhecidos os tripulantes da empresa.

O CEO da Companhia, Celso Ferrer, esteve presente na cerimônia de elevação.

O crescimento acompanha a abertura de novas rotas nacionais e internacionais, que resultaram em aumento de 62,1% na oferta internacional e 13,3% no mercado doméstico nos primeiros seis meses de 2025.

Segundo Celso Ferrer, CEO da GOL, as novas contratações acompanham a expansão da operação e a preparação para a maior alta temporada de verão da história da companhia. Ele destacou que as promoções e admissões refletem o valor das pessoas na empresa e a importância de equipes preparadas e comprometidas com o crescimento da GOL.

O processo de elevação de copiloto a comandante inclui avaliações técnicas e comportamentais, cinco dias de aulas teóricas, sete sessões de simulador e avaliações conduzidas por examinadores credenciados pela ANAC. Após a habilitação, o piloto cumpre 100 horas de voo supervisionado e realiza um voo de apresentação acompanhado por um comandante da Diretoria de Operações, quando recebe oficialmente as quatro faixas e assume a função de comandante.

De acordo com Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer da GOL, o ingresso de cerca de 30 novos pilotos por mês representa o fortalecimento da operação e a realização de sonhos. Ele ressaltou que cada contratação é um marco importante para os profissionais e suas famílias, que acompanham de perto o esforço envolvido nessa conquista.

Os novos comandantes possuem entre 10 e 12 anos de experiência como copilotos da empresa e estarão aptos a operar em toda a malha aérea, incluindo rotas internacionais, mantendo o compromisso da GOL com eficiência, excelência e segurança.

Sobre a GOL Linhas Aéreas

Fundada em 2001, a GOL faz parte do Grupo Abra e é considerada a companhia aérea mais pontual do Brasil. Com o propósito de "Ser a Primeira para Todos", transporta mais de 30 milhões de clientes por ano e conta com 14 mil profissionais. Sua frota é composta por 142 aeronaves Boeing 737, e a empresa mantém parcerias com a American Airlines e a Air France-KLM, oferecendo mais de 60 acordos de codeshare e interline. A GOL também integra o ecossistema com a Smiles, seu programa de fidelidade, e a GOLLOG, operação de transporte de cargas considerada a maior do país.